22 de jan. de 2008

GUERRA FRIA NA BLOGOSFERA

A blogosfera vira abrigo de discursos inflamados e revive visão dicotômica entre esquerda e direita, "golpistas" e "chapas-brancas". Cada vírgula tem um alvo, nos blogs as pessoas se sentem mais livres para sectarismos.

A Guerra Fria desapareceu com o Muro de Berlim, mas, guardadas as proporções, há uma encenação dela na blogosfera do país. Na guerra retórica que se trava no espaço virtual, ninguém corre o risco de morrer de verdade. Nem de tédio.

Cerca de 9 milhões de pessoas acessaram algum blog no Brasil em dezembro. É um universo em expansão, mas pulverizado. Estima-se que existam 111 milhões de blogs no mundo. Nessa constelação virtualmente infinita, ganharam projeção blogs políticos inflamados no estilo.
"Petralhas" versus membros do "PIG" (Partido da Imprensa Golpista); "chapas-brancas" versus "golpistas". É assim que parte da blogosfera divide a disputa política brasileira.

Quando a gente senta no computador para escrever, é como se estivesse apertando aqueles botões que disparam mísseis. Cada vírgula tem um alvo, sendo um exercício de pancadaria verbal, de pancadaria ideológica.
Além do PIG, é visível o IVDL -Índice Vamos Derrubar o Lula, pelo qual ele mede o nível de "golpismo" na mídia em geral.

Em suas "máximas e mínimas" o blog do Zé Dirceu, já chamou o ex-ditador chileno Augusto Pinochet de "o santo padroeiro de quem não quer a CPMF".

Um dos maiores bloqueiros do PIG é o colunista da revista Veja Diogo Mainardi, no qual lançou neste ano o seu novo livro: "Lula é Minha Anta" (Record).

Nenhum comentário: