26 de jan. de 2016

Alunos concluintes de curso de Cinema realizam “Exibição Aula” no cine Praia Grande

Alunos participantes do curso de cinema promovido pela Secti


Alunos do Curso de Formação Inicial de Cinema realizaram, no Cine Praia Grande, em São Luís, a “Exibição Aula”, do primeiro filme curta metragem, evento que marcou a conclusão das atividades. O curso é ofertado pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia e Inovação, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
Na exibição, que aconteceu na última semana, os 26 alunos participantes avaliaram, com os professores, o resultado do trabalho de prática, com a gravação das cenas para o filme, concluídas na semana passada.
As próximas etapas consistem na edição das imagens do filme, cuja finalização está prevista para os próximos 30 dias, seguindo com a exibição pública e a certificação dos alunos. Estão previstos, ainda, a execução de dois curtas-metragens.
“O objetivo do Governo Flávio Dino em oferecer esse curso é de promover a capacitação de pessoas para área de elaboração de projetos, captação de recursos e formação da massa crítica na área do cinema. De forma que o Maranhão se torne um pólo importante de produção cinematográfica, gerando emprego, produzindo impacto positivo e econômico para o Estado”, pontuou o adjunto da Secti, Jhonatan Almada.
O curso teve a carga horária de 160 horas, divido em oito módulos, com aulas de segunda a sexta-feira, no período vespertino, no Convento das Mercês. Na grade curricular, disciplinas que proporcionaram entendimento amplo sobre o universo cinematográfico, como Introdução à Linguagem Cinematográfica, História do Cinema, Narrativas Cinematográficas, Roteiro Cinematográfico, Direção Cinematográfica, Direção de Atores, ministradas por nomes importantes do cinema nacional e internacional, como Marcelo Miranda, Raffaele Petrini, Affonso Beato, Letícia Jorge, Pablo Stoll, entre outros.
Após a conclusão da primeira turma, a Secti planeja lançar novo edital para o segundo semestre deste ano. “Devido a grande demanda de inscrições, acreditamos no lançamento de um novo edital, para nova turma do curso e, também, para Elaboração de Projetos para Cinema. Tivemos um bom resultado com esta primeira turma, proporcionando novas experiências, que futuramente resultará a na Escola de Cinema do Maranhão”, explicou Jhonatan Almada.

Núbia Lima direto para o Jornal Pessoal Eri Castro.
#Compartilhe.

Nenhum comentário: