6 de mai. de 2015

Seminário Nacional O Plano Mais IDH e o Desenvolvimento Territorial do Maranhão


O Governo do Maranhão promove nesta quarta-feira (6), no Auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, o Seminário Nacional O Plano Mais IDH e o Desenvolvimento Territorial do Maranhão.

O Plano de Ações Mais IDH constitui um dos eixos centrais das ações do Governo Flávio e representa uma das mais importantes e urgentes ações em favor do desenvolvimento do estado. Inicialmente focado nos 30 municípios com os mais baixos Indicadores de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), o Plano articula políticas públicas de educação, saúde, oferta de infraestrutura e geração de renda, em ações destinadas a retirar tais municípios do quadro de isolamento e estagnação em que se encontram e inseri-los em uma dinâmica crescimento econômico com inclusão produtiva e social. 

Trata-se de uma completa inversão nas políticas de desenvolvimento seguidas no Estado do Maranhão e também de inovadora tecnologia social.
Diante das considerações acima, o objetivo do Seminário Plano Mais IDH e o Desenvolvimento Integrado do Maranhão é elaborar diretrizes para o desenvolvimento territorial dos municípios e regiões impactadas. Veja a programação abaixo.

O quê: Seminário Nacional O Plano Mais IDH e o Desenvolvimento Territorial do Maranhão.

Onde: Auditório do Palácio Henrique de La Rocque, Calhau

Quando: nesta quarta (6), das 8h30 às 18h


PROGRAMAÇÃO

8h00min às 8h30min – CAFÉ DE BOAS-VINDAS

8h30min às 9h00min – Abertura pelo Governador do Estado, Flávio Dino.


9h00min às 10h00min - Mesa Redonda 1: Experiências Recentes de Planejamento Regional no Brasil – participantes:
SECID-CE – Secretaria de Estado das Cidades do Ceará – Participante: IVO GOMES, Secretário.
IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; ARISTIDES MONTEIRO NETO,Cargo: Técnico em Planejamento e Pesquisa do IPEA (confirmado). Economista com Doutorado em Economia Aplicada pelo IE/UNICAMP (2005) e Mestrado em Economia pelo PIMES/UFPE (1995). É Técnico em Planejamento e Pesquisa do IPEA desde 1997. Foi Chefe da Assessoria de Planejamento e Articulação Institucional do IPEA (2011-2012). Foi Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco (jan/2007–jul 2009) e Assessor Especial do Governo de PE (ago/2009-mar/2010). É especialista em Desenvolvimento Econômico, Economia Regional e Políticas Públicas.
Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia - SEI – EDGARD PORTO RAMOS, Diretor de Estudos Técnicos.

10h00min às 11h00min - Mesa Redonda 2: Financiamento do Desenvolvimento Regional – participantes:
BIRD - Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento, Participante:DEBORAH WETZEL– Cargo: Representante no Brasil.
BID - Banco Mundial, Participante: DANIELA CARRERA MARQUIS, Cargo: Representante no Brasil.
BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Participante:PAULO FERRAZ GUIMARÃES, Cargo: Chefe do Departamento Regional Nordeste (confirmado).
 Paulo Ferraz Guimarães é, desde setembro de 2007, chefe do Departamento Nordeste do BNDES. Economista pela Universidade Católica de Pernambuco, com mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste pela Universidade Federal de Pernambuco, e pós-graduação em Administração Financeira pela
Universidade de Pernambuco. Guimarães é desde 2009 conselheiro do Conselho de Administração da DESENBAHIA e do Conselho Deliberativo da Fundação Joaquim Nabuco e também professor licenciado do Departamento de Economia da Faculdade Boa Viagem em Recife.

11h00min às 12h00mim – Debates

12h00min às 14h00min - INTERVALO ALMOÇO

14h00min às 15h00min – Mesa Redonda 3: Programas Territoriais do Governo Federal no Maranhão – participantes:
MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário, Participante: JOSÉ HUMBERTO OLIVEIRA, Secretário de Desenvolvimento Territorial.
MI - Ministério da Integração Nacional, Participante: IRANI BRAGA RAMOS,Secretário de Desenvolvimento Regional.
           Engenheiro Civil, com mestrado em Engenharia de Estruturas, ambas pela Universidade de São Paulo, servidor publico, especialista em Infraestrutura Sênior do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em exercício no Ministério da Integração Nacional desde 2009, atuação no Projeto de Integração do Rio São Francisco, desenvolvimento de planos de desenvolvimento regional e monitoramento dos empreendimentos do PAC. Foi gerente do Grupo Executivo do PAC (GPAC) e diretor de Gestão Estratégica do Ministério.
MPOG - Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Participante: GILSON ALCEU BITTENCOURT, Secretário de Planejamento e Investimento Estratégicos do Ministério do Planejamento (SPI/MP) (confirmado) Mestre em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente, pela Unicamp. Com especialização em Políticas Públicas pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Atuou como secretário-executivo adjunto na Casa Civil da Presidência da República (2011-2015) e da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda (2007-2011). Ainda no Ministério da Fazenda, foi Diretor de Programas da Secretaria Executiva, assessor especial do ministro e assessor da Secretaria-Executiva (2003-2007).

15h00min às 16h00mim - Mesa Redonda 4: Regionalização para o Desenvolvimento do Maranhão – participantes: SEAP – Secretaria de Articulação Política e Assuntos Federativos, SEDHIPOP – Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, IMESC/SEPLAN – Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos.

16h00min às 16h30min – INTERVALO CAFÉ

16h30min às 18h00min – Plenária: Diretrizes para o Desenvolvimento Territorial do Maranhão

18h00 – Encerramento

Nenhum comentário: