13 de jun. de 2014

Prefeitura abre programação junina nesta sexta-feira (13), na Praça Maria Aragão

Começa nesta sexta-feira (13) a festa mais popular da cultura local: o São João de São Luís, evento promovido pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func). Durante dezessete dias, a Praça Maria Aragão será um grande palco para apresentação de diversos grupos folclóricos. A programação conta com 209 atrações, selecionadas por meio de edital, que vão mostrar a diversidade de ritmos, sotaques, cores e folguedos que compõem o mosaico da cultura popular maranhense.


Com o tema “São João de São Luís – O Arraial do Brasil é aqui”, o evento pretende atrair mais de 100 mil pessoas, durante a temporada junina, para a Praça Maria Aragão, que neste período recebe o nome de “Terreiro da Maria”, onde ficará o palco principal dos festejos, funcionando todos os dias, das 18h às 00h.


Além das tradicionais barracas de palha, típicas dos arraiais nordestinos, a decoração do “Terreiro da Maria” vai receber o colorido das bandeiras de São João e 15 totens com ícones estilizados de personagens da cultura popular. 

Para que o visitante tenha uma amostra da diversidade de manifestações culturais, cada noite da programação contará com apresentação de danças, shows e grupos de bumba-meu-boi de diferentes sotaques.


“Procuramos montar a programação para que, numa mesma noite, o visitante possa apreciar as diferentes brincadeiras juninas sem precisar sair do Arraial da Maria Aragão. Além das atrações culturais no palco principal, teremos também apresentações de grupos de forró em barracão montado na praça”, disse o coordenador de eventos da Func, Ribamar Moraes.


A programação encerra no dia 29 de junho, dia de São Pedro, com derrubamento do mastro, acompanhado de caixeiras do Divino Espírito Santo, e apresentação do Tambor de Crioula Unidos de Santa Fé, show da cantora Teresa Canto, apresentação do Boi da Fé em Deus (sotaque de zabumba), Boi Brilho do Sol Nascente (sotaque de orquestra) e Boi de Maracanã (sotaque de matraca).

ENCONTRO DE SALVAGUARDA
Como forma de valorizar a tradição e a preservação de grupos que não tem se multiplicado, a coordenação do São João de São Luís convidou quatro grupos para se apresentarem no Arraial da Maria Aragão: a Dança do Coco da Ilha e Dança do Coco Pirinã, ambas do bairro Anjo da Guarda; a Dança do Lelê de São Simão, da cidade de Rosário; e a Dança do Caroço Tremembés, da cidade de Tutoia. Os quatro grupos vão se apresentar no dia 19 de junho, a partir das 19h.

“Estes grupos são os únicos que mantêm suas formas específicas de dança e podem deixar de existir. Além de estimular e apoiar o trabalho destes grupos, a apresentação servirá também para o visitante que queira fazer o registro dessas manifestações”, ressaltou Ribamar Moraes.


No dia 18 de junho, a homenagem será ao tambor de crioula. A data celebra o Dia Nacional do Tambor de Crioula. “Nós estamos preparando uma programação especial para o dia, com homenagens e rodas de conversa. Será uma noite de surpresas, por isso não consta na programação impressa”, explicou.

BAILES POPULARES
Em duas noites de bailes, o público não vai ficar parado ao som do brega e do forró. No dia 23, a programação contará com show dos cantores Walfredo Jair e Eugênia Miranda, ícones da música brega do Maranhão. No dia 26, serão os grupos Forró Pé no Chão, Forró do Bom e Marinaldo do Forró que vão apresentar o melhor do forró nordestino.

CLARINS DA ILHA
No dia de São João, padroeiro dos grupos de bumba-meu-boi, um cortejo de bois de orquestra farão a concentração às 19h, em frente à Igreja de São João, para seguirem dançando até a Praça Maria Aragão. O cortejo é bastante esperado pelos brincantes e acontece desde 2008. Participarão os grupos de bois de orquestra Encanto da Ilha, Redenção, Encanto do Olho D’Água, Boi do CEIC e Orgulho de Santa Clara.

FESTA NOS BAIRROS
Com programação diversificada, além do Arraial da Praça Maria Aragão, a Prefeitura contemplará diversos bairros e microrregiões da Ilha, atendendo a política de descentralização dos eventos culturais. Ao todo, 33 localidades receberão o apoio da Func com envio de atrações culturais, correspondentes às seguintes categorias: bumba-meu-boi, tambor de crioula, danças populares, grupos alternativos, grupos de forró pé de serra, shows, apresentações teatrais. A programação engloba atividades e apresentações para todas as faixas de idade, de grupos mirins a atrações mais tradicionais.

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA
13/JUN - SEXTA
17h às 19h30 – Benzimento, carregamento e levantamento do mastro, com acompanhamento de caixeiras do Divino Espírito Santo (em cortejo da Igreja de Santo Antonio ao Terreiro da Maria)

20h – Boizinho Barrica
21h – SHOW "Umbigada Certeira" com Smith Junior
22h – Bumba-meu-Boi de Matraca da Maioba
23h – Cacuriá de Dona Teté
0h – Bumba-meu-Boi da Baixada da Floresta

1h – Bumba-meu-Boi de Orquestra de Axixá
Barracão do Forró
20h - Marinaldo do Forró
22h - Kambada do Forró
14/JUN - SÁBADO
18h – Tambor de Crioula Mirim Arte Nossa 

19h – Dança Portuguesa Raízes de Portugal
20h – Companhia Encantar
21h – SHOW com Tutuca 
22h – Bumba-meu-Boi de Zabumba da Liberdade
23h – Bumba-meu-Boi de Orquestra Brilho da Ilha

0h – Bumba-meu-Boi de Matraca do Maracanã
Barracão do Forró
20h - Trio Poeirão
22h - Forró Falado 
15/JUN - DOMINGO
18h – Barriquinha
19h – Dança do Boiadeiro da Cidade Operária

20h – Bumba-meu-Boi de Orquestra Encanto da Ilha
21h – SHOW "Todos os Junhos" com Zé Lopes
22h – Bumba-meu-Boi da Baixada União da Baixada
23h – Bumba-meu-Boi de Matraca de Matinha

16/JUN - SEGUNDA
19h – Dança Portuguesa Tradição de Portugal
20h – Dança Cigana Henrique Lobão
21h – SHOW "Fuliá de São João" com Oberdan Oliveira
22h – Bumba-meu-Boi de Orquestra do CEIC
23h – Bumba-meu-Boi de Matraca de Itapera de Maracanã
17/JUN - TERÇA
19h – Tambor de Crioula Dominador da Ilha
20h – Dança do Boiadeiro Cavalo de Prata

21h – SHOW com Jotha Junior e Banda
22h – Bumba-meu-Boi de Orquestra de Morros
23h – Bumba-meu-Boi de Matraca de Panaquatira 
0h – Bumba-meu-Boi da Baixada de Penalva
18/JUN - QUARTA
19h – Dança Cigana Coração Cigano
20h – Cacuriá Adolescentes Seguidores de Cristo
21h – SHOW "Acende a Fogueira" com Gilvan Mocidade 
22h – Grupo Alternativo Boizinho Incantado

23h – Bumba-meu-Boi de Zabumba da Vila Passos
0h – Bumba-meu-Boi de Orquestra Upaon Açu
Barracão do Forró
20h - Grupo Xote e Baião
22h - Grupo Cheiro da Terra

19/JUN - QUINTA
19h – ENCONTRO DE SALVAGUARDA (Coco, Lelê, Lili, Caroço)
21h – SHOW com Papete
22h – Bumba-meu-Boi de Orquestra de Nina Rodrigues
23h – Bumba-meu-Boi da Baixada de Pindaré

Barracão do Forró
20h - Forró Pé no Chão
22h - Forró do Bom
20/JUN - SEXTA
19h – Folias Juninas com o Grupo Foliões
20h – Tambor de Crioula da Vila Passos

21h – SHOW "Balanço da Roseira" com Rosa Reis
22h – Bumba-meu-Boi da Baixada Brilho da Amizade
23h – Bumba-meu-Boi de Orquestra Mocidade de Rosário
0h – Bumba-meu-Boi de Matraca do Barreto

Barracão do Forró
20h - Raízes da Terra
22h - Grupo Mandacarú
21/JUN - SÁBADO
18h – Tambor de Crioula Mirim de São Benedito
19h – Quadrilha Asa Branca

20h – Bumba-meu-Boi de Orquestra de Nina Rodrigues
21h – SHOW com o Grupo Musical Afrôs 
22h – Bumba-meu-Boi de Zabumba Unidos Venceremos
23h – Bumba-meu-Boi de Orquestra de Periz de Cima 

0h – Bumba-meu-Boi de Matraca de São José dos Índios 
Barracão do Forró
20h - Kambada do Forró
22h - Forró Falado
22/JUN - DOMINGO
18h – Cacuriá Mirim Rabo de Saia

19h – Quadrilha Flor do Sertão do Monte Castelo
20h – Bumba-meu-Boi de Orquestra Tradição de São Bento
21h – SHOW com Célia Leite
22h – Bumba-meu-Boi da Baixada de Santa Fé
23h – Bumba-meu-Boi de Matraca de Ribamar

23/JUN - SEGUNDA
19h – Cacuriá da Fé em Deus
20h – Bumba-meu-Boi de Orquestra de Tajaçoaba
21h – NOITE DO BREGA com Eugênia Miranda e Walfredo Jair
23h – Bumba-meu-Boi de Matraca Famosão de Humberto de Campos

24/JUN - TERÇA
19h – Dança do Boiadeiro Império de Lisboa
20h – Grupo de Dança Baile de Caixa
21h – SHOW "Folia de São João" com o Grupo Folia de Três
22h – CLARINS DA ILHA - Encontro de Bumbas-meu-Boi de Orquestra (Encanto da Ilha, Redenção, Encanto do Olho d'Água, CEIC, Orgulho de Santa Clara)
Barracão do Forró
20h - Grupo Mandacarú
22h - Trio Poeirão
25/JUN - QUARTA
19h – Dança Portuguesa A Arte e Beleza de Portugal
20h – Bumba-meu-Boi de Costa-de-mão Brilho da Sociedade
21h – SHOW com a Banda Mixirico
22h – Grupo Alternativo Boi Pirilampo

23h – Bumba-meu-Boi da Baixada da Floresta
0h – Bumba-meu-Boi de Matraca de Iguaíba
26/JUN - QUINTA
19h – Quadrilha Nova Esperança
20h – Tambor de Crioula do Pindaré

21h – NOITE DO FORRÓ com Marinaldo do Forró, Forró Pé no Chão, Forró do Bom
23h – Bumba-meu-Boi de Orquestra da Lua
27/JUN - SEXTA
19h – Quadrilha Flor da Amizade

20h – Dança do Boiadeiro Encanto de Alcântara
21h – SHOW "Boi Mandingueiro" com Sérgio Brenha
22h – Bumba-meu-Boi da Baixada Oriente
23h – Bumba-meu-Boi de Orquestra Brilho da Ilha

0h – Bumba-meu-Boi de Matraca da Maioba
Barracão do Forró
20h - Grupo Cheiro da Terra
22h - Grupo Xote e Baião
28/JUN - SÁBADO
18h – Bumba-meu-Boi Mirim Brilho do Arraial

19h – Cacuriá de Dona Teté
20h – Bumba-meu-Boi de Costa-de-mão de Rama Santa
21h – SHOW "Capital do Boi" com Ubiratan Sousa
22h – Bumba-meu-Boi de Orquestra de Axixá
23h – Bumba-meu-Boi de Zabumba da Liberdade
0h – Bumba-meu-Boi da Baixada Santa Fé
Barracão do Forró
20h - Forró do Bom
22h - Forró Pé no Chão
29/JUN - DOMINGO

18h – Derrubamento do mastro, com acompanhamento de caixeiras do Divino Espírito Santo
20h – Tambor de Crioula Unidos de Santa Fé
21h – SHOW com Teresa Canto
22h – Bumba-meu-Boi de Zabumba da Fé em Deus

23h – Bumba-meu-Boi de Orquestra Brilho do Sol Nascente
0h – Bumba-meu-Boi de Matraca de Maracanã
Barracão do Forró
20h - Raízes da Terra
22h - Marinaldo do Forró

Da assessoria. 
Enviado por Eri Santos Castro.
Compartilhe.

Nenhum comentário: