17 de fev de 2014

Dom Xavier, preso em 1971 pela ditadura militar, acusado de comunista, foi o primeiro entrevistado do filme "MARANHÃO 2014: ESPERANÇA OU BARBÁRIE"


Começaram as filmagens do filme "MARANHÃO 2014: ESPERANÇA OU BARBÁRIE"

Dom Xavier, preocupado com os massacres no complexo

 Penitenciário de Pedrinhas, dialoga com César Bombeiro

 e outros dirigentes do Sindicato dos Agentes

 Penitenciários. 
A primeira entrevista que fizemos para o filme "MARANHÃO 2014: ESPERANÇA OU BARBÁRIE", foi realizada nesta manhã, com Dom Xavier Gilles , Bispo emérito da Diocese de Viana. 
Em 1971 foi preso pelo regime militar, acusados de comunismo.
Foi Coordenador Estadual da Comissão Pastoral da Terra e das CEBs do Maranhão ; Secretário Nacional do Comitê Episcopal França - América Latina entre e Reitor do Seminário Interdiocesano Santo Antônio em São Luís do Maranhão.
Ainda nesta semana colheremos os depoimentos do líder camponês Manuel da Conceição e do escritor José Louzeiro.

2 comentários:

Natanael Reis Pereira disse...

COMENTÁRIO:SOU NATANAEL DOS REIS PEREIRA MARANHENSE DE CAXIAS DAS ALDEIAS ALTAS.FILHO DE OPERÁRIO DO RAMO DA TECELAGEM DA FABRICA SANHARÓ.DESCOBRIR DESDE CEDO,QUE MEU PAI FAZIA PARTE DE UM GRUPO DE OPERÁRIOS,INCLUINDO TRABALHADORES DA REFESA QUE MILITAVAM NA ESQUERDA COMUNISTA.EM 1964 MEU SAUDOSO PAI DE QUEM ME ORGULHO MUITO,TEVE QUE SAIR DE CENA PARA NÃO SER PRESO. SESGUIR A IDEOLOGIA DAQUELE QUE SE FOI MAIS DEIXOU UM LEGADO E EXPERIENCIA DAS QUAIS SOU SEGUIDOR.

Natanael Reis Pereira disse...

COMENTÁRIO:SOU NATANAEL DOS REIS PEREIRA MARANHENSE DE CAXIAS DAS ALDEIAS ALTAS.FILHO DE WEVERTON PEREIRA, OPERÁRIO DO RAMO DA TECELAGEM DA FABRICA SANHARÓ.DESCOBRIR DESDE CEDO,QUE MEU PAI FAZIA PARTE DE UM GRUPO DE OPERÁRIOS,INCLUINDO TRABALHADORES DA REFESA QUE MILITAVAM NA ESQUERDA COMUNISTA.EM 1964 MEU SAUDOSO PAI DE QUEM ME ORGULHO MUITO,TEVE QUE SAIR DE CENA PARA NÃO SER PRESO. SESGUI A IDEOLOGIA DAQUELE QUE SE FOI MAIS DEIXOU UM LEGADO E EXPERIENCIA DAS QUAIS SOU SEGUIDOR.