7 de mai. de 2013

Bomba: Igor Lago deixa o PDT, defende candidatura única ao senado e unidade das oposições no segundo turno contra a oligarquia Sarney

Igor Lago recebe no apartamento do seu pai - o saudoso ex-governaor Jackson Lago- e da Drª Kley Lago, em São Luís, Roberto Rocha e Luis Pedro acompanhados pelo Jornal Pessoal-Eri Castro

O médico cardiologista Igor Lago, filho do saudoso ex-governador Jackson Lago, recebeu na manhã de hoje (07), das 10h às 12h30min o vice-prefeito de São Luís e pré-candidato a senador Roberto Rocha (PSB) e o ex-deputado estadual Luiz Pedro (PCdoB), acompanhados por mim. Na tarde do dia anterior (06), Igor concedeu uma entrevista ao nosso Jornal Pessoal, do qual publicarei no domingo (12). Eis os principais pontos, externados também neste encontro de hoje (07):

1- As lágrimas e o anúncio de sua saída do PDT- "Em toda a minha militância política, o único partido que fui filiado foi o PDT- Partido Democrático Trabalhista das referências históricas de Leonel Brizola, Neiva Moreira, Darcy Ribeiro, Francisco Julião, Jackson Lago e tantos outros companheiros(as) que honraram a luta pela democracia e pelo socialismo no Brasil e especificamente no Maranhão , a luta contra um modelo político oligárquico e exclusivista. Sou do PDT deste dos 9 anos de idade, quando ainda garoto ajudava meu pai nas filiações partidárias e pelas viagens pelo MA, depois fui estudar medicina em CUBA, país revolucionário, retornando ao Brasil e ao Maranhão(em São Luís na UFMA/Hospital Universitário e Imperatriz no Hospital São Rafael) onde sempre exerci minha profissão de médico e minha cidadania, acompanhando as batalhas de papai e do PDT e seus aliados."

"Neste momento, não há mais esses elementos de luta no PDT. Tanto a nível nacional como local o partido deixa de ser protagonista para ser apêndice, sem um projeto nacional e local que ampare as suas pretenções. Um partido que perdeu, inclusive, a sua estatura ética e moral."

"Deixo o PDT para honrar a  luta dos fundadores do próprio partido. Farei isto, nos próximos dias, numa carta aberta ao povo do Maranhão."


2- Que caminho, qual o partido a se filiar?- "Até ontem (06) eu tinha três convites para apreciar. Hoje o vice-prefeito Roberto Rocha está aqui em casa e me faz mais um convite. Portanto, estou ajudando na coleta de assinaturas para a criação do Partido REDE, da liderança da pré-candidata a presidenta Marina Silva. Recebi convites também para filiação no MD-Mobilização Democrática e o próprio PSDB do prefeito Madeira. Agora sinto-me honrado pelo convite do vice-prefeito de São Luís Roberto Rocha para filiação ao PSB. O próximo passo não será só meu,mas de um grande coletivo que vem de longe nessa luta pela libertação do Maranhão."

3- Eleições de Governador 2014- " Para governador está difícil a unidade das oposições já no primeiro turno, em função até da conjuntura nacional que impõe a necessidade de palanques locais para os vários candidatos a presidente do país e da nossa própria diversidade. Mas, no segundo turno estarei entrincheirado com aquele candidato a governador que combaterá a candidatura da velha oligarquia Sarney. A causa da libertação do Maranhão é maior do que as dificuldades de relacionamentos das oposições."

4- Eleição de Senador 2014-" Defendo uma única candidatura a senador das oposições por duas questão básicas: não há segundo turno para senador e só existe uma vaga. Vejo o nome de Roberto Rocha com muita simpatia.  A viabilização da sua candidatura está em processo."

5- Câmara Federal- "Diversos companheiros(as) tem manifestado o apoio a uma possível candidatura minha para deputado federal. Uma possibilidade dessa não pode partir de uma só pessoa, mas de um coletivo. (Ao estilo de Luís Carlos Prestes, o CAVALEIRO DA ESPERANÇA,'- grifo meu) Eu caminharei pelas 217 cidades maranhenses pregando justiça e igualdade para todas as famílias maranhenses e lembrando a grande injustiça que a oligarquia fez com o meu pai, aplicando-lhe um golpe, via poder judiciário.

6- Um chamamento à luta- "Se pensavam que tirando o PDT do meu coração eu iria desanimar e recuar, estão completamente enganados. Estou cada vez mais firme e forte nas minhas convicções espelhadas nos fundadores do partido já mencionados. Meu pai Jackson ao lado de Neiva Moreira, Nego Cosmo, Pe. Josimo, Maria Aragão e tantos outros (as) maranhenses que a cada dia luta por uma vida digna para todos são os meus condutores nesta nova jornada. Estarmos juntos por um Maranhão democrático, jisto e livre, onde tenhamos pão, educação, saúde e trabalho. Que Deus nos abençõe nesta nova etapa da luta de classes,no Maranhão e no Brasil.'

Por Eri Castro.
Compartilhe.

Nenhum comentário: