11 de dez. de 2012

Apruma denuncia manobra que levou à aprovação da Ebserh em conselho do Huufma

A diretoria da Associação dos Professores da Universidade Federal do Maranhão (Apruma-Seção Sindical) denuncia que a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) não estava na pauta da reunião do Conselho de Administração do Hospital Universitário da UFMA (Conadm) que aprovou a decisão. “Graças à Lei de Informação, tivemos acesso à pauta da reunião e do Conadm e descobrimos o que já desconfiávamos: a adesão à Ebserh foi incluída na pauta de última hora”, conta a secretária-geral da Apruma, Marizélia Ribeiro. Leia a convocação aqui.

Com base nessa informação, a Apruma vai buscar, na Justiça, anular a decisão do Conadm. Além dessa ação, a Apruma ajuizou outra, no final de novembro, questionando o fato de o hospital não convocar, para a reunião que tratou da Ebserh, os conselheiros não ligados diretamente à área de saúde. “Chefes e coordenadores de cursos de outros centros que não o CCBS, mas que têm ações de ensino, pesquisa e extensão no Huufma também são membros do Conadm e não foram convocados para participar da reunião”, denuncia Marizélia.

De acordo com a ata (leia aqui) é possível concluir que o assunto foi incluído na pauta sem nem mesmo uma consulta preliminar. “Numa situação rara, o reitor participou dessa reunião, o que mostra que ela foi convocada para tratar da Ebserh, mas o assunto não estava na pauta. Decerto para evitar a nossa mobilização”, avalia a diretora da Apruma.

“Se hoje, pouco se sabe e se discutiu sobre a Ebserh, imaginem em março de 2012, quando foi realizada a reunião do Conadm! Os conselheiros precisaram votar sobre um assunto que praticamente deveriam desconhecer”, argumenta. Recentemente, a reitoria da UFMA proibiu, no campus da universidade, a afixação de faixas da Apruma contrárias à Ebserh.


Da assessoria.
Enviado por Eri Santos Castro.
Compartilhe. 

Nenhum comentário: