![]() |
| Casal cearense Detinha e Josimar, prefeitos de Centro do Guilherme e Maranhãozinho, respectivamente. |
Pois bem, caros leitores, uma notícia muito alvissareira circulou na imprensa esta semana. A de que a Promotoria de Justiça da 101ª Zona Eleitoral impugnou a candidatura de reeleição da prefeita Maria Deusdete Lima, a Detinha (PR), em Centro do Guilherme.
Até aí nenhuma novidade, pois é gestão detinha é simplesmente caótica e a cada dia piora a situação da já paupérrima cidade de Centro do Guilherme. No entanto, o real motivo da impugnação foi o fato de ela ser companheira de Josimar Cunha Rodrigues, atual prefeito do município de Maranhãozinho, vizinho a Centro do Guilherme.
Ou seja, é só aqui mesmo no Maranhão que se tem notícia de fato assim. Um homem administrando dois municípios: o dele e o da esposa. Para o promotor de Justiça Hagamenon de Jesus Azevedo, a candidatura exemplifica uma estratégia que vem sendo usada por políticos que lançam seus familiares como candidatos a prefeito em municípios próximos aos que administram, nos quais exercem influência econômica e política.
"Dessa forma, há a tentativa de perpetuação de um grupo familiar no poder, contrariando os princípios democráticos que exigem alternância de poder e igualdade na disputa eleitoral", informou o promotor.
O promotor ressalta que essa prática surgiu após a proibição pela jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dos chamados “prefeitos itinerantes”, que durante o mandato transferiam seus domicílios eleitorais para municípios próximos, buscando a eleição para o cargo de chefe do Executivo Municipal indefinidamente.
De acordo com o TSE, “não se pode, mediante a prática de ato formalmente lícito (mudança de domicílio eleitoral), alcançar finalidade incompatível com a constituição”.
Hagamenon Azevedo defende que as “famílias políticas itinerantes” precisam ser combatidas pela Justiça Eleitoral.
O argumento do Ministério Público para impugnar a candidatura de Detinha é o mesmo usado contra os candidatos, que também tiveram suas candidaturas impugnada.
Parabéns ao promotor de Justiça Hagamenon de Jesus Azevedo!
Saiu no Blog do Luís Magno.
Enviado por Eri Santos Castro.
Compartilhe.

Um comentário:
Se não estou equivocado, a maior qualidade desse prefeito é ser garanhão. Dizem que não há na cidade uma mulher que ele ainda não tenha "traçado".
Postar um comentário