21 de ago. de 2011

Tribuna de Debates do PT-São Luís

 Quem é quem? Pra onde vai o PT de São Luís?

A 'TRIBUNA DE DEBATES' do PT de Porto Alegre é uma excelente ideia para ser seguido pelo PT de São Luís. Temos que aprofundar o nosso debate sobre tática eleitoral e nos esforçarmos para apresentar um projeto para São Luís. As duas proposições devem andar de mãos dadas: não há projeto sem tática eleitoral e nem tática eleitoral sem estratégia (projeto).

Há claramente duas propostas primeiras para ser enfrentada:

1- Candidatura própria do PT para prefeito de São Luís, defendida por José Inácio, Bira do Pindará, Augusto Lobato, Márcio Jardim, profº Joan,  Marlon Henrique, Eri Castro e Nivaldo da CUT.

2- Apoio a uma candidatura viável de fora do PT. Neste caso, a maior probabilidade seria a candidatura de Max Barros-PMDB, defendida por Zé Antônio Helluy, Kleber Gomes com a simpatia de Dimas Salustiano, Fernando Magalhães, Chocolate, Fernando Silva e Rodrigo Comerciário.

Quem defende a candidatura própria o faz sob o argumento de que, por se tratar de capital, o PT precisa ter cara própria e não abdicar da possibilidade de disputar ideias e projetos. São Luís, com mais de hum milhão de habitantes, é um farol para todo o estado, assim como Imperatriz e demais cidades pólos. Por inclível que pareça, apesar do PT, no Maranhão, ser o partido  de maior simpatia, com mais de 40% do eleitorado ( o segundo colocado é o PMDB com 8%, o PDT com 5% e o PCdoB com 2%), nunca ultrapassamos a barreira global dos 4% dos votos. Isso deve-se, em grande medida,  porque sempre fomos amadores na arte de conquistar votos para cargos majoritários, com apenas a excessão da candidatura de Bira para o Senado, onde ele derrotou Castelo em São Luís, tendo na capital mais de 300 mil votos.

A defesa de apoio à candidatura de Max Barros deve-se ao argumento de que esse projeto gera expectativa real de poder com apoio da Governadora, do PT,  da maioria dos veresdores e dos demais partidos da base estadual governista. O problema é saber em quais bases essa aliança PMDB-PT, em São Luís, se dará. Aliança não deve ser confundida com submissão. Vamos ao debate. Fica esta proposta para o Diretório Municipal de São Luís encaminhar.

 
Tribuna de Debates do PT-Porto Alegre
PT inaugura espaço para debater as eleições 2012 com a publicação de textos que tratem do tema através de sua página, coordenada pela Secretaria de Comunicação. Os artigos são de responsabilidade de seus autores e a Secom garante espaço para todas as opiniões, sempre observando a clareza do texto e o espaço na página.
Na abertura do “Tribuna”,  publicamos textos de Jeferson Miola “O PT em Porto Alegre em 2012, e de Eliezer Pacheco “O PT e a Prefeitura de Porto Alegre”.

Enviado por Eri Santos Castro.
Compartilhe.

Nenhum comentário: