13 de jan. de 2011

RIC- Novo Registro de Identidade Civil

A partir da próxima segunda-feira, dia 17 de janeiro, o Ministério da Justiça começará a emitir um novo documento de identificação civil, que irá substituir a velha e conhecida Carteira de Identidade, ou RG. Trata-se da implantação do RIC - Registro de Identidade Civil – um cartão magnético com chip cujo processo de substituição encontra-se em estágio experimental. Os primeiros cidadãos a terem suas carteiras de identidade substituídas serão convocados aleatoriamente através de correspondência, sendo selecionados apenas moradores de Brasília, do Rio de Janeiro e de Salvador.
Agência Senado informou que a nova cédula de identificação, sancionada em lei desde 1997, oferecerá mais comodidade e segurança ao cidadão, uma vez que o RIC permitirá ao “brasileiro portar vários documentos, como carteira de identidade (RG), CPF, título de eleitor e PIS/Pasep” em apenas um. O MJ prevê que o custo dessa substituição ficará em torno de R$ 90 milhões e levará aproximadamente 8 anos para ser concluída.
O novo cartão, além de conter um código chamado de MRZ (zona de leitura mecânica), terá também uma sequência de caracteres de três linhas, que irá facilitar a identificação do portador e o acesso às demais informações do mesmo, tais como nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, até o tipo sanguíneo e a opção por ser ou não doador de órgãos.

Enviado por Eri Santos Castro.

Nenhum comentário: