19 de out. de 2010

Quanto custa um voto?

Poucas vezes conversei com meu pai, conhecido como Coqueiro em Pinheiro, sobre política. Apesar de por muito tempo ele tê-la feito nesta cidade, por isso lembro das minhas primeiras indagações a esse respeito.
Depois de uma certa eleição municipal, quando eu estava no colegial, ele me falou que infelizmente o eleitor troca seu voto até mesmo por uma caixa de fósforos, só para não votar de graça. Não acreditei. Sempre divergimos muito.
Disse-me também: “ O homem tem que ser homem para entrar nela, mas tem que ser mais homem para sair..”
Tempos se passaram e acompanho continuamente as campanhas nos mais diversos  tipos de comunicação, mas foi a prática, no dia a dia do meu trabalho nas zonas rurais, acompanhando os reclames e sofrimento de muitos agricultores que percebi as mais descabidas mentiras para conquistas de votos desses eleitores, não só da população rural, mas urbana, principalmente nas periferias, que são os menos assistidos.
Hoje sei que há votos comprados e até mesmo fiados. É, isso mesmo, e às vezes até em cheque pré-datado, e não estou falando nenhum absurdo. Clique Ronald e leia mais.

Ronald Elson Silva Coqueiro
Pinheiro - MA
Enviado por Eri Santos Castro.

Nenhum comentário: