28 de ago. de 2010

O IBOPE segundo o IBOPE

Escrevi aqui no nosso blog, no mês passado, um post intitulado “As chatices e as mesmices que envolvem as pesquisas eleitorais“, onde faço uma análise sobre a reação dos candidatos em relação às pesquisas eleitorais, sobretudo quando aparecem mal nos números.
Agora acontece uma reação em cadeia contra os números do sempre polêmico IBOPE, algumas delas com razão (Flávio Dino com 13%, Zé Reinaldo com 15%, Roberto Rocha com 7%, isso tudo é risível mesmo).
Não irei fundamentar as minhas críticas ao IBOPE em cima da opinião de ninguém, muito menos de um traste como Ciro Gomes, que já foi cliente do instituto de Carlos Augusto Montenegro e agora, com a sua intempestividade psicótica de sempre, tenta desqualificá-lo.
Aqui no blog quem contradiz o IBOPE e o próprio IBOPE. Vejam o que o instututo afirmava sobre o quadro eleitoral maranhense em dezembro de 2005, às vesperas do ano eleitoral de 2006 que daria vitória ao pedetista Jackson Lago.

Roseana tem maioria das intenções de voto para governo do Maranhão
O IBOPE Opinião realizou uma pesquisa com 812 eleitores do estado do Maranhão para saber a intenção de voto para o governo do estado. O estudo foi realizado de 30 de novembro a 5 de dezembro de 2005 e em todos os cenários estimulados a candidata Roseana obtém maioria das intenções de voto.
Entre os cenários estimulados pela pesquisa, a candidata do PFL obtém entre 65% e 71% das intenções de voto, dependendo dos nomes que constam em cada uma das listas. É importante ressaltar que o quadro de candidaturas ainda está indefinido e que alguns partidos ainda não têm pré-candidatos definidos.

Em eventual segundo turno entre a senadora e Jackson Lago, Roseana conquista 72% das intenções de voto contra 23% para seu adversário. Quando ela enfrenta João Castelo, fica com 75% contra 19%. Contra João Bentevi Roseana tem 84% dos votos e seu adversário, 7%.
Tirem as suas próprias conclusões, amigos leitores ( e eleitores)

Do Blogue do Robert Lobato.
Enviado por Eri Santos Castro.

Nenhum comentário: