1-O início da literatura e o movimento estudantil como escola política
Nasci em maio de 68. São Luís –Pinheiro, Pinheiro –São Luís. Sou graduado em Comunicação, habilitação em Publicidade e Propaganda, iniciado na UFMA e concluído na Faculdade São Luís.
A retina conservou as cores das convivências, que me moldaram a ser o que sou: em 1984, a Editora Augusta publica ‘Risos e Lágrimas’, livro em parceria com o engenheiro Lereno Nunes; em 85 sou candidato a presidente da UBES (União Brasileira de Estudantes Secundaristas), no Congresso de Minas, em oposição a sua então diretoria que tinha apoiado a farsa do Colégio Eleitoral, frustrando assim a conquista das Diretas Já para presidente da república.
De 1987 a 1990, sou eleito,sucessivamente, para o Consun ( Conselho Universitário) da UFMA.
De 1988 a 1992, sou diretor do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da UFMA e depois vice-presidente –norte da UNE (União Nacional dos Estudantes). Neste período, junto com Flávio Dino, Márcio Jerry ,Dimas Salustiano, Márcio Jardim, Augusto Lobato, Januário, Edmilson, Rodrigo, Moacir, Luís, Neil, Buzar,Ricardo Ferro,Nilse, Genilson Protásio, Wal oliveira, Décio, Martim, Celina, Cidinha, Bel, Mariazinha, Jefferson Portela,Madeira, Lúcio Maia, Douglas , Flávio Braga,William, Coelho Iroan, Josinaldo Jockson, Jarbas, Ronald, Laurinda, Mário Marcieira, Mário Prazeres, Cássia, Diniz e tantos outros que construímos os primeiros sonhos de alcançarmos uma sociedade com ‘homens e mulheres socialmente iguais, humanamente distintos e totalmente livres’.
2-A consciência ecológica
Após a morte do seringueiro e ambientalista Chico Mendes, no Acre, sou representante dos universitários brasileiros no Fórum Permanente dos Povos da Floresta Amazônica. Em 1989 e 1990, coordeno o 1º e 2º Seminário Nacional em Defesa da Amazônia, realizados em Belém, na UFPA e em São Luís, na UFMA. Nesta oportunidade, conheço Marina Silva e o seu marido Fábio, Orlando Valverde e o jornalista Lúcio Flávio Pinto.
3-Com Lula e o PT desde o começo
Ainda em 1989, sou da coordenação nacional da juventude da campanha Lula Presidente. Em 1990 sou da coordenação da campanha eleitoral do PT, no Maranhão, que elegeu o camponês Luis Vila Nova e o advogado Domingos Dutra deputados estaduais.
A partir de 1993, contribuo com o fortalecimento da CUT( Central Única dos Trabalhadores) , da Fetaema (Federação dos Trabalhadores Rurais do MA) e dos Sindicatos dos Bancários, Comerciários, Previdenciários, Urbanitários ,funcionários da UFMA e UEMA e servidores do Porto do Itaqui, como assessor de comunicação. Há 17 anos faça parte da coordenação das comemorações do 1º de maio- dia do Trabalhador, que reúne milhares de pessoas em São Luís e também nos últimos anos em Pinheiro.
4-A militância cultural
A partir de 1997 fiz diversas parcerias com a AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), APCEF (Associação do Pessoal da Caixa) e AERCA (Associação dos Funcionários da Vale), realizando eventos memoráveis em todo o Maranhão e na cidade de Carajás, no Pará. Nomes como Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, Paulo Diniz, Paulinho Pedra Azul, Amelinha, Netinho, Araketo, bandas de forró e outros figuravam em nossas programações.
Em 2008, sou o diretor executivo do filme ‘O timoneiro da nau libertária’ de Ornílio , com supervisão do cineasta Sílvio Tendler e Daniel Mendes... Fui editor executivo do livro ‘ Jackoson Lago e Frente de Libertação ‘, do fotógrafo....
Neste ano de 2010, em parceria com o maestro Augusto Bastos, desenvolvi um projeto fonográfico abrangendo 100 grupos folclóricos. Todos esses grupos já gravaram, falta viabilizarmos a prensagem dos 50 mil CD´s do projeto.
5-O esporte como ferramenta de construção da cidadania
Em 2004, sou indicado diretor de Marketing e Planejamento da Federação Maranhense de Futebol. Tento agilizar a profissionalização do futebol maranhense, não obstante diversos entraves. Este projeto não está esquecido.
6-Uma vida, muitos sonhos
Blogue do Eri- Desenvolvo desde de 2007 uma página independente na internet de notícias e análises. (WWW.erisantoscastro.blogspot.com). Tenho contribuído com a consolidação da rede dos mídias livres do MA. O segundo Encontro foi na cidade de Pinheiro.
Imagem- Desde de 1997 desenvolvo uma pequena agência de idéias e publicidade. Atualmente suas atividades estão suspensas. Já foram meus clientes a Vale, Sabão Garoto, UFMA, UEMA, Fundação Sousândrade, Valec, Brahma-MA, Guaraná Ríver, Belco, Café Viana, NBT, Amazônia Celular, Armazém Paraíba, Banco do Brasil-Superitendência MA, Lojas Liliani, Governo do Maranhão, Prefeituras de São Luís, Imperatriz, Açailândia, Pinheiro, Bacabal, Codó, Coroatá, Caxias, Pedreiras, Presidente Dutra, Dom Pedro,Viana, Carolina, Estreiro, Santa Inês, Lago Açu, entre outras.
TV MARES- Em 2008 lancei o embrião de TV maranhense, com 70% de programação local. Os principais programas eram: Café com Notícias, Territóro Reggae, Balaio da Gente, TVT-TV dos Trabalhadores, Movimento, Família e Paz, Tardes Maranhenses e Fala Cidadão. A TV durou pouco mais de seis meses, não obstante a sua teimosia em existir.
Livros-O Colecionador de Palavras-vols I,II e III ( política, comunicação, sociologia, cultura e diversos), são ‘escrivinhações’ do Blogue do Eri; 101 livros para serem lidos antes de morrer (Resenhas e indicações de leiura que mudam o Brasil e o Mundo), O Balle das Folhas Secas (Poesia); O Escultor de Demolições (Poesia); A Espada, a Joia e o Espelho (Poesia), e Os Argonautas da baía de São Marcos (Poesia).
Políticas Públicas- Em fase de construção o Instituto Cidade Criativa, com edição de revistas bimestrais.
7-Por que serei um deputado estadual que honrará a sua indguinação?
Nada de grandioso se fará sem paixão. Colocarei o nosso mandato a serviço de buscas de soluções criativas para problemas concretos do dia a dia dos milhões de maranhenses que tem a escassez de cidadania como companhia e ainda servir de farol para a conquista de uma sociedade socialista, plural e humanista. (Veja os 13 motivações para votar em Eri-13011).
Nada se faz sozinho. Faz-se com um exército de amigos (as) contagiados(as) por essas idéias. Já conto com alguns (as) e nunca serão o bastante. Sempre ‘ um mais um será mais que dois’.
Um comentário:
Uma sinopse de vida que credencia uma legítima aspiração: aquela de continuar lutando pelo sonho de um mundo melhor...absolutamente possível.
Postar um comentário