A sua carreira foi curta, durou apenas sete anos. Em 1940 algo afetou cruelmente a sua voz.
Falou-se de bebida, drogas e mulher. Mas essas versões eram vagas e injustas.
Até a sua morte foi impossível apurar a verdade. Agora sabemos que a morfina foi a grande causadora do fim trágico de uma bela carreira.
Tudo começou com um acidente ocorrido em 1932 quando perdeu parte do pé ao cair de um bonde em movimento. Passou quatro meses internado no Souza Aguiar, com fortes dores, tomando morfina para poder suportar o sofrimento.
Mais tarde teve um problema nos dentes: “Gengivite Ulcerativa Necrosante Aguda”, mais conhecida como “piorréia”. O tratamento, em 1942, pode ter sido desastroso, expondo a dentina e o nervo de um ou mais dentes. A dor causada é uma das piores que o ser humano pode suportar. Imagine isso tudo com os recursos médicos daquela época. Em desespero, Orlando terá se lembrado da morfina que lhe haviam aplicado aos 16 anos, na época do acidente do bonde. E pode ter começado a usar a droga. Mas a morfina, além de causar dependência, ataca os nervos periféricos, entre os quais os das cordas vocais.
Mesmo com o tratamento, Orlando precisou extrair os dentes da arcada superior, o que também contribuiu para afetar a sua voz.
ORLANDO SILVA – ADEUS GUACIRA- Bela canção pra guardar no coração
Orlando Silva canta acompanhado por Jacob do Bandolim e dá um verdadeiro show de interpretação, com o mais belo grave da música popular brasileira.
Enviado por Eri Santos Castro e Augusto Bastos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário