Dilma sobe nove pontos, Serra cai cinco e sucessão aponta para vitória da candidata de Lula
Quando o ex-ministro Zé Dirceu esteve aqui em São Luís, fiz uma indagação sobre a sua avaliação com relação o posicionamento de Dilma nas pesquisas. Ele respondeu que a ministra estava no seu piso e que o Serra no seu Teto. Ademais, que depois da semana santa a ministra ultrapassaria o candidato tucano, pois a maioria dos eleitores de Lula ainda não sabiam quem era o seu candidato a presidente.
Naquela altura não caberia uma tréplica minha, para não provocar eclipse ao otimismo do Zé Dirceu. Mas, pelo visto não era só otimismo do ex-ministro, foi uma leitura correta do momento político, prevendo os seus desdobramentos futuros. O certo é que Dilma sobe e bem e o candidato tucano despenca. Eu tinha dúvidas sobre a viabilidade de Dilma, hoje nenhuma. Ela pode inclusive ganhar no primeiro turno. Veja os dados da pesquisa com o JB.
A diferença entre a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, e o candidato tucano de oposição ao governo Lula, José Serra, caiu a sete pontos, aponta pesquisa do Instituto Vox Populi divulgado sábado ( 30) . Na pesquisa, Dilma subiu nove pontos percentuais enquanto Serra caiu cinco. Dilma tem 27% e Serra, 34%. Na pesquisa anterior, de dezembro, Serra somava 39% e a candidata do presidente Lula, 18%.
A pesquisa traz ainda as intenções de voto de outros candidatos, como Ciro Gomes e Marina Silva, que foi ministra do próprio Lula mas saiu do governo rompida com o presidente para se candidatar pelo Partido Verde. Marina soma 6% dos votos enquanto Ciro tem 11%. Ciro é do PSB, partido da base aliada do presidente.
Na mesma pesquisa, caso Ciro saia da disputa, quem mais carreia seus votos é Serra, que subiria quatro pontos percentuais, indo de 34% para 38%, enquanto Dilma conquistaria somente dois pntos percentuais, indo de 27% para 29%. Num hipotético segundo turno, Serra ainda leva a melhor, com 46% dos votos. Dilma somaria 35%.
Com o JB.
Enviado por Eri Santos Castro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário