2 de nov. de 2009

Ciência e medicina I -por Drº Leo Santos Castro


A partir de hoje, todas as semanas, sempre às terças, teremos no blogue um pequeno informe científico do Drº Leoaldson dos Santos Castro (Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão ; Pós-Graduação - Latus-senso em Cirurgia Geral - Hospital de Ipanema ; Pós-Graduação - Latus-senso em Colo-proctologia - Hospital de Ipanema ; Pós-Graduação - Latus-senso em Cirurgia Oncológica - Instituto Nacional de Câncer; Mestrado em Cirurgia - Área de Concentração Abdome - FM/UFRJ ; Doutorado em Cirurgia - Área de Concentração Abdome - FM/UFRJ; Fellow of American College of Surgeons - FACS e Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - TCBC.)

Criada mosca robot que entra nas veias para tratar doenças

Já pensou ter uma mosca robot a percorrer-lhe as veias? Pois é, talvez nunca lhe tenha passado pela cabeça, mas um grupo de investigadores israelitas não só pensou como criou esse objecto.

A mosca robot, que tem um milímetro de diâmetro, é capaz de detectar, por exemplo, artérias bloqueadas e aplicar medicamentos em tumores. No entanto, os cientistas ainda pretendem diminuir em dez vezes o tamanho do 'animal', de forma a tornar os tratamentos menos invasivos.

Como funciona? É simples, recorrendo à tecnologia chamada Micro-Electro-Mechanical Systems, esta mosca robot é guiada por um controlo remoto, que fica fora do organismo do paciente. Os pequenos braços do animal agarram-se às paredes das veias para que este se movimente até ao local desejado.

A mosca pode ser atingir uma velocidade de 0.35 mm por segundo, por um período ilimitado, sem necessidade de recarregar a bateria durante o procedimento.

Os investigadores pretendem, ainda, adicionar uma câmera ao robot, para conseguirem efectuar terapias de radiação de curta distância, usadas principalmente para tratar cancrp da próstata, do pescoço e da cabeça.

Esta equipa de investigadores pertence ao Robotics Laboratory, parte integrante do Israel Institute of Technology, entidade que trabalha há alguns anos no desenvolvimento de protótipos inspirados em animais.

Enviado por Eri Santos Castro

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro amigo Eri Castro,

Tentei entrar no meu blog pelo link que você colocou no seu blog, mais não deu certo, por gentileza queria acrescentar o www, creio que assim dará certo.

www.ovianense.com

e o o nome sugerido é Blog O Vianense Notícias!

Abraços e até a próxima.