2 de set. de 2009

Pinheiro comemora mais um aniversário
















































Pinheiro da minha infância e da minha velhice. No hiato da minha existência visito outros mundos. Mas, o rio mais belo e importante para mim é o Pericumã. O meu irmão Leo, um dos melhores médico-cirurgiões do mundo, fez sua parte, ofereceu a sua inteligência para tratar de Pinheiro. Quase 23% dos pinheirenses entenderam e não podemos nos acomodar. A política não é o território dos maus. Os bons deverão participar da política e assim os maus se transformarão ou serão REPROVADOS.
Mas, isso não é tudo...o destino escolheu Pinheiro para ser nosso berço e nós a escolhemos para sempre o bem dizer: a cidade nossa mãe! Daqui a pouco é o aniversário da cidade de Pinheiro.
História do Município
O Município de Pinheiro originou-se de uma fazenda, fundada pelo Capitão-Mor Inácio José Pinheiro que, pela ausência de pastagens em Alcântara, onde era estabelecido, buscou um local que melhor atendesse às necessidades do rebanho. Após percorrer a região por vários dias, encontrou uma vasta planície, apresentando grande lago e, mais ao longe, espessa mata. De imediato, ali se fixou, providenciando o deslocamento do gado e de pessoal. Com a influência de outros fazendeiros teve início o povoamento.
Os vaqueiros aglomerados desenvolviam, paralelamente, agricultura de subsistência na orla da mata, gerando sérios problemas, que foram solucionados após intervenção governamental. Ao longo do tempo, Pinheiro recebeu denominações de Lugar de Pinheiro, Vila Nova de Pinheiro, Vila de Santo Inácio de Pinheiro e, finalmente, Pinheiro
Formação Administrativa do Município
Distrito criado com a denominação de Pinheiro, pela lei provincial nº 370, de 26-05-1855, subordinado ao município de Guimarães. Elevado à categoria de vila com a denominação de Pinheiro, pela lei provincial nº 439, de 03- 09-1856, desmembrado de Guimarães. Sede na atual vila de Pinheiro. Constituído do distrito sede. Não temos data da de instalação. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila é constituído de 3 distritos: Pinheiro, Bom Viver e Pacas. Elevado à condição de cidade com a denominação de Pinheiro, pela lei estadual nº 911, de 30- 03-1920.
Com Erasmo Leite.
Fotos: Badé, Zé Maria e Outros.
Enviado por eri satos Castro.
Sobre as Fotos:
1-Hoje onde fica o Armazém Paraíba era a casa da minha mãe. Que saudade!
2- Até a casinha mais humilde é rodeada de felicidades, as flores que falam!
3- Houve uma redução muito importante da criação de búfalos. Homens, búfalos,o rio Pericumã e os campos precisam viver em equilíbrio.

Um comentário:

Anônimo disse...

pinheiro só é referência para local de nascimento de josé sarney, cidadade da baixada e de férias.