A indústria automobilística não se cansa de repetir que os carros elétricos têm um lugar garantido no futuro da frota mundial de veículos. Até hoje, porém, a maioria dos carros movidos a bateria são apenas protótipos. Já as bicicletas elétricas, que começaram a ser produzidas em série há uma década, se transformaram em uma alternativa realista de transporte de massa. Elas são dotadas de um pequeno motor movido a bateria de íons de lítio, semelhante às dos celulares, ou de chumbo, aparentada com as dos automóveis. Ambas as baterias podem ser carregadas em tomadas domésticas, por períodos que vão de duas a seis horas. As e-bikes, como são chamadas nos Estados Unidos, destinam-se a reduzir o esforço físico do ciclista nas ladeiras. Evidentemente, têm também a vantagem de não poluir o ar como as motocicletas e as antigas motonetas. Nos Estados Unidos, em 2007, foram vendidas 120.000 bicicletas elétricas. Neste ano, calcula-se que as vendas cheguem a 170 000 unidades. Na Europa, o crescimento na venda de e-bikes entre 2006 e 2007 foi de 20%. Nada que se compare à China, onde 16 milhões de bicicletas elétricas foram vendidas neste ano. Mas os chineses, como se sabe, são tradicionalmente movidos a duas rodas.
Paris já tem 400 Km de ciclovias
Nos últimos oito anos, a produção mundial de bicicletas cresceu 50% – passou de 90 milhões para 135 milhões de unidades. No ano passado, foram produzidos 45 milhões de automóveis. O melhor exemplo do prestígio em alta da bicicleta é que, no mundo todo, grandes cidades estão sendo adaptadas para oferecer infra-estrutura adequada a esse meio de transporte. Isso inclui a construção de ciclovias, a reformulação de sinalizações e a criação de sistemas de aluguel de bicicletas a baixo custo. Um dos mais famosos é o Vélib, criado pela prefeitura de Paris no ano passado. As bicicletas são oferecidas em 1 450 pontos da capital francesa. O ciclista paga 1 euro pela primeira meia hora e depois o valor aumenta. Estima-se que 20.600 bicicletas circulem diariamente por quase 400 quilômetros de ciclovias disponíveis em Paris.
Barcelona inaugurou um serviço no ano passado
A prefeitura de Barcelona, na Espanha, inaugurou no ano passado um serviço de aluguel de bicicletas que ocupa 400 pontos distribuídos pela cidade. O sistema permite que o ciclista cheque pela internet, em tempo real, se há bicicletas disponíveis no ponto mais próximo.
Montreal tem o sistema mais moderno
O mais moderno sistema de aluguel de bicicletas foi inaugurado neste ano de 2009 em Montreal, no Canadá. As máquinas usadas para comprar os bilhetes para o aluguel são abastecidas com energia solar. As bicicletas, feitas com estrutura de alumínio resistente, são dotadas de freios internos dianteiros e traseiros, protetores no guidão e na correia e um mecanismo que propicia maior estabilidade ao ciclista. A revista Time acaba de escolher o sistema de aluguel de bicicletas de Montreal como uma das cinqüenta melhores inovações de 2008.
São Paulo aderiu com 80 pontos de aluguel
São Paulo acaba de inaugurar seu sistema de aluguel de bicicletas. São oitenta delas, distribuídas em oito estações do metrô. O ciclista não paga pela primeira hora de uso e cada hora adicional custa 2 reais. A iniciativa é tímida, mas já é um começo.
Bicicleta elétrica ganha as ruas de Goiania
Um meio de transporte que ocupa pouco espaço, consome R$ 0,01 por quilômetro e ainda não polui, ganha as ruas de Goiás e outros Estados. Trata-se da bicicleta elétrica.
Conhecida como e-bike, ela não exige manutenção e possui vida útil de cinco anos. A bicicleta elétrica é um veículo híbrido "de verdade".Tem duas forças distintas para gerar o movimento. Pode pedalar (do modo convencional), usar o motor, ou os dois". No modo automático, a e-bike atinge uma velocidade de até 50 quilômetros por hora.
O motor funciona com bateria de lítio recarregável. Pesa 5,8 quilos e tem autonomia média de funcionamento para 35 quilômetros, o que depende do peso do ciclista, da bicicleta, entre outros fatores, como percurso. O carregamento pode ser feito antes mesmo da descarga completa da bateria.
A e-bike é comercializada principalmente via internet, pela empresa a Brazil Electric Sports e Bike, com sede em Goiânia.
Mais informações: http://www.brazilelectric.com.br/
Paris já tem 400 Km de ciclovias
Nos últimos oito anos, a produção mundial de bicicletas cresceu 50% – passou de 90 milhões para 135 milhões de unidades. No ano passado, foram produzidos 45 milhões de automóveis. O melhor exemplo do prestígio em alta da bicicleta é que, no mundo todo, grandes cidades estão sendo adaptadas para oferecer infra-estrutura adequada a esse meio de transporte. Isso inclui a construção de ciclovias, a reformulação de sinalizações e a criação de sistemas de aluguel de bicicletas a baixo custo. Um dos mais famosos é o Vélib, criado pela prefeitura de Paris no ano passado. As bicicletas são oferecidas em 1 450 pontos da capital francesa. O ciclista paga 1 euro pela primeira meia hora e depois o valor aumenta. Estima-se que 20.600 bicicletas circulem diariamente por quase 400 quilômetros de ciclovias disponíveis em Paris.
Barcelona inaugurou um serviço no ano passado
A prefeitura de Barcelona, na Espanha, inaugurou no ano passado um serviço de aluguel de bicicletas que ocupa 400 pontos distribuídos pela cidade. O sistema permite que o ciclista cheque pela internet, em tempo real, se há bicicletas disponíveis no ponto mais próximo.
Montreal tem o sistema mais moderno
O mais moderno sistema de aluguel de bicicletas foi inaugurado neste ano de 2009 em Montreal, no Canadá. As máquinas usadas para comprar os bilhetes para o aluguel são abastecidas com energia solar. As bicicletas, feitas com estrutura de alumínio resistente, são dotadas de freios internos dianteiros e traseiros, protetores no guidão e na correia e um mecanismo que propicia maior estabilidade ao ciclista. A revista Time acaba de escolher o sistema de aluguel de bicicletas de Montreal como uma das cinqüenta melhores inovações de 2008.
São Paulo aderiu com 80 pontos de aluguel
São Paulo acaba de inaugurar seu sistema de aluguel de bicicletas. São oitenta delas, distribuídas em oito estações do metrô. O ciclista não paga pela primeira hora de uso e cada hora adicional custa 2 reais. A iniciativa é tímida, mas já é um começo.
Bicicleta elétrica ganha as ruas de Goiania
Um meio de transporte que ocupa pouco espaço, consome R$ 0,01 por quilômetro e ainda não polui, ganha as ruas de Goiás e outros Estados. Trata-se da bicicleta elétrica.
Conhecida como e-bike, ela não exige manutenção e possui vida útil de cinco anos. A bicicleta elétrica é um veículo híbrido "de verdade".Tem duas forças distintas para gerar o movimento. Pode pedalar (do modo convencional), usar o motor, ou os dois". No modo automático, a e-bike atinge uma velocidade de até 50 quilômetros por hora.
O motor funciona com bateria de lítio recarregável. Pesa 5,8 quilos e tem autonomia média de funcionamento para 35 quilômetros, o que depende do peso do ciclista, da bicicleta, entre outros fatores, como percurso. O carregamento pode ser feito antes mesmo da descarga completa da bateria.
A e-bike é comercializada principalmente via internet, pela empresa a Brazil Electric Sports e Bike, com sede em Goiânia.
Mais informações: http://www.brazilelectric.com.br/
Enviado por Eri Santos Castro.
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