2 de mai. de 2009

Liberdade de imprensa, a mordaça de parte do Judiciário e WR

Sugeri ao jornalista Walter Rodrigues que na próxima terça (5), Dia Nacional da Comunicação, aproveitando uma atividade sobre Mídia Livre, promovida pela deputada Helena Heluy, na Assembléia, coletivamente todos elaborássemos uma resposta contundente sobre a mordaça que parte do Judiciário quer impor ao jornalismo do Maranhão, atacando e violentando WR. A Associação Maranhense de Imprensa deve posicionar-se também.
Reproduzo abaixo texto do próprio WR:

"Liminar concedida pelo juiz do “Plantão Cível” do Fórum do Calhau, Raimundo Sampaio Silva, ordena ao jornalista retirar do blogue, no prazo de uma hora, a matéria “Sauaia e o golpe da Caema”, publicada no último dia 28, “abstendo-se ainda de tornar a publicar qualquer outra de cunho semelhante”. Abraham Lincoln Sauaia é o juiz da 6a vara cível citado na matéria.Ordena também que “sejam publicadas as certidões de tempo de serviço do autor e de extinção do procedimento correcional pelo plenário do TJ, acostados na inicial, sob pena de multa de R$ 1 mil por hora de atraso”.Repito: prazo de 1 hora e multa de R$ 1 mil reais por hora de atraso. Caso de urgência

O processo foi apresentado ao Plantão com a rubrica “Distribuição de Urgência”. Tão urgente que o oficial de Justiça Pimentel estava no meu portão às 23 horas de ontem, com o mandado na mão, debaixo de um aguaceiro de dar pena. Falou comigo pelo interfone. Como é natural, expliquei-lhe que aquilo não era hora de incomodar pessoas honestas em suas casas, muito menos em noite de chuva.Às seis horas, ei-lo no batente outra vez. “Nem dormi essa noite”, disse às 8h30, ao entregar o papel à empregada. Estava ali desde às 6, enquanto eu completava um sono iniciado três horas antes.

Certidões
As duas certidões referidas no mandado nada tem a ver com a denúncia do caso Caema. Uma dela mostra que o juiz Sauaia, depois de mais de 40 anos na magistratura, nunca sofreu “punições disciplinares” — mas ninguém disse que sofreu.A outra certidão atesta que o pleno do TJ, na sessão de 15/4/09, por maioria de votos, decidiu anular as investigações realizadas pela Corregedoria da Justiça sobre Sauaia e outros juízes suspeitos de irregularidades. Baseou-se na formalidade de que os juízes corregedores estão no mesmo nível hierárquico dos investigados."

Veja: certidao1
certidao2

2 comentários:

Anônimo disse...

So, what ρrесіsely is aurawаvе in any
caѕe, аnԁ ѕo pаy for thе
succeеԁer that it's had since its handout- as comfortably as muscular tissue rawness in other extremities.

My webpage :: aurawave review
my page :: aurawave

Anônimo disse...

Victimіsation аurawaνe to avail fight bring dοwn рlunk for
nuіsancе aѕ gοod аs the
fact that ρaіnfulness іs οnе of the heart endings іn
the sрecіfic conѕіstencу
геgion thаt iѕ experiencing pаinful sеnsаtion is сauѕeԁ by an сombat іnϳuгy.


Feel fгee to surf to my website ... danny
My site > Aurawavereview.Com