27 de mai. de 2009

Exclusivo: Hélio Costa é o vice de Dilma


Conversei ainda pouco com um dos coordenadores da campanha Dilma presidente, o ex-secretário de Meio Ambiente do RGS e ex-secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente Cláudio Langone sobre a candidatura da ministra, Tarso Genro e o Maranhão, veja os principais pontos:
1) O ministro das comunicações já foi convidado para ser o vice na chapa de Dilma. Ele teria o apoio da bancada do PMDB no Senado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na última segunda-feira (25), voltou a falar no assunto com o líder do partido no Senado, Renan Calheiros (AL), que relatou a conversa ontem ao líder do governo, Romero Jucá (RR); ao presidente do Senado, José Sarney (AP) e ao senador Wellington Salgado (MG), que é suplente de Costa.
2) A Campanha de Dilma tem metas à cumprir. Ela já estaria com mais de 20 e até setembro passará dos 30 pontos de intenção de votos espontâneos. A atual fase da campanha é tornar a candidatura conhecida e associá-la ao presidente Lula. O lema desta primeira fase é 'Dilma é Lula outra vez'.
3) O PT terá que fazer concessões ao PMDB. Mas, essas decisões cabem às instâncias partidárias. O ministro Tarso Genro é candidato a governador de Dilma e do partido no Rio Grande do Sul.
4) No Maranhão como em todo nordeste Langone acredita numa maior influência de Lula e do PT nos processos eleitorias estaduais. Ele não quis comentar sobre a relação de Dilma com o grupo Sarney.

Nenhum comentário: