27 de abr. de 2009

Os movimentos de Zé Reinaldo para 2010

O ex-governador Zé Reinaldo quer mesmo deixar o PSB. O melhor caminho nem sempre é o mais provável. Ele teria resistências no PSDB, sendo o seu leito natural o partido dirigido pelo deputado federal Flávio Dino, o PCdoB.

O que motivaria a saída de Zé Reinaldo do PSB? -O formato do projeto 2010. Senão vejamos: O ex-governador irá trabalhar para viabilizar uma candidatura a governador em alternativa ao Jackson Lago. Já fizera isso nas eleições de 2006, quando criou a candidatura Vidigal. Ele acha que Roberto Rocha, Flávio Dino e Bira do Pindaré têm que participar, junto com ele, de disputas majoritárias em 2010.

Vidigal não sairá do PSB. Marcelo Tavares iria junto com o ex-governador. A tese de Zé Reinaldo é pertinente. Uma provável candidatura de Flávio iria provocar uma opção preferencial de Dilma pelo candidato vermelho. O Jackson seria o único do palanque de Serra no Maranhão e aí seria garantido o 2º turno. (Mas será se o PDT nacional irá deixar Lula? - Não acredito.)

Assim sendo, seriam formados dois ou três blocos de oposição ao grupo Sarney. Um formado pelo PCdoB, PT, PSB, PR... outro pelo PDT e PPS... com ou sem PSDB e outro, se existir, protagonizado pelo PSDB...Os movimentos de Zé Reinaldo apontam nessa direção.

O Chapão
Já o PDT prefere um chapão indo do PCdoB ao PSDB. É a tese da eleição plebiscitária.

Nenhum comentário: