26 de mar. de 2009

O bom burgês

"Certa tarde, um famoso banqueiro ia para casa em sua limousine negra quando viu dois homens, à beira da estrada, comendo grama. Ordenou ao seu motorista que parasse e, saindo, perguntou a um deles:- Porque vocês estão comendo grama?Não temos dinheiro para comida - disse o pobre homem. Por isso temos que comer grama.
Bem, então venham a minha casa e eu lhes darei de comer - disse o banqueiro. // Obrigado, mas tenho mulher e dois filhos comigo. Estão ali, debaixo daquela árvore. // Que venham também - disse novamente o banqueiro. // E, voltando-se para o outro homem, disse-lhe: Você também pode vir. // O homem, com uma voz muito sumida, disse: Mas, senhor, eu também tenho esposa e seis filhos comigo! // Pois que venham, também - insistiu o banqueiro. // E entraram todos na enorme e luxuosa limousine. // Uma vez a caminho, um dos homens olhou timidamente o banqueiro e disse: O senhor é muito bom.Obrigado por nos levar a todos! // O banqueiro respondeu: Meu nobre faminto, não tenha vergonha, fico muito feliz por fazê-lo! Vocês vão ficar encantados com a minha casa... A grama está com mais de vinte centímetros de altura! //

Moral da história: Quando você achar que um banqueiro está lhe ajudando, não se iluda."
Domínio público

Nenhum comentário: