27 de mar. de 2009

Caleidoscópio 4


Gente branca e olhos azuis
Crise foi causada por 'gente branca e de olhos azuis', diz Lula. Presidente fez a afirmação ao lado do primeiro-ministro britânico e compara crise com a febre que atinge todos.

Algumas coisas cretinas
"Poucas coisas são mais cretinas do que citar um poema para "provar" a existência de uma regra de gramática. Pior: por que os mesmos sábios nunca citam "pronominais", por exemplo? (Pronominais (Oswald de Andrade): Dê-me um cigarro / Diz a gramática / Do professor e do aluno / E do mulato sabido / Mas o bom negro e o bom branco / Da Nação Brasileira / Dizem todos os dias / Deixa disso camarada / Me dá um cigarro).Imagino como deve ser chato para um poeta trabalhar duro para escrevinhar seus textos e depois ouvir perguntas irrelevantes sobre eles. Por exemplo, Pessoa (o Caieiro que ele criou) escreveu "Quis que o não conhecêssemos" e "Por isso se nos não mostrou'?". Alguém publica os versos num jornal.

Remessa de lucros sangra o Brasil
Nos dez primeiros dias do mês de março, as multinacionais transferiram para as suas matrizes no exterior US$ 3,266 bilhões. A sangria foi maior do que em todo o mês de janeiro e indica que a questão da remessas de lucros torna-se um gravíssimo problema para o Brasil num momento de acirramento da crise mundial capitalista. A denúncia, feito com base em dados oficiais do Banco Central, foi publicada por Carlos Lopes, editor do jornal Hora de Povo, e deveria servir de alerta às autoridades econômicas do país, antes que a "marolinha" se transforme de vez num tsunami

A mídia e o golpe militar de 1964
O neologismo "ditabranda", cravado no editorial de 17 de fevereiro da Folha de S.Paulo, serviu para desmascarar este veículo, que vende a imagem publicitária de que é um jornal independente e plural – de "rabo preso com o leitor". A revisão histórica sobre a sanguinária ditadura militar brasileira custou à Folha um manifesto de repúdio com mais de 8 mil adesões e um emocionante protesto em frente à sua sede com cerca de 500 presentes. Numa manobra marota, o diretor de redação, Otavio Frias Filho, foi obrigado a se retratar, parcialmente, do odioso neologismo.O forte desgaste na sociedade teve também um alto custo material, o que deve ter apavorado os herdeiros da Famíglia Frias. Segundo revela o blog de Leonardo Sakamoto, "os leitores chiaram. Fontes de dentro do jornal dizem que uma onda de cancelamento de assinaturas teria acendido a luz amarela. Fala-se em perdas de até 2 mil assinantes". Outro jornalista bem informado sobre os bastidores da mídia, Rodrigo Vianna, informa que "a fuga de leitores teria enfraquecido ainda mais a posição interna de Otavinho. Ele o irmão Luis Frias travam uma guerra pelo comando do grupo desde a morte do pai". A "retratação" de Otavinho foi uma tentativa de "conter a sangria".

Flávio Dino quer mandato para os ministros do STF
O deputado Flávio Dino (PCdoB-MA) apresentou, esta semana, à mesa da Câmara a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sugerindo um mandato de 11 anos para os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), vedada a recondução. A matéria também propõe a participação de todos os Poderes do Estado no processo de seleção de seus novos membros. Assim, além do presidente da República e do Senado, também a Câmara e o próprio Judiciário passariam a participar da seleção.
Com Vermelho

Nenhum comentário: