UTOPIA
Substantivo feminino.
1 Qualquer descrição imaginativa de uma sociedade ideal, fundamentada em leis justas e em instituições político-econômicas verdadeiramente comprometidas com o bem-estar da coletividade.
2 Derivação: por extensão de sentido, um projeto de natureza irrealizável; idéia generosa, porém impraticável; quimera, fantasia.
3 Rubrica: filosofia, política, sociologia.no marxismo, modelo abstrato e imaginário de sociedade ideal, concebido como crítica à organização social existente, porém inexeqüível por não estar vinculado às condições políticas e econômicas da realidade concreta.
Obs.: cf. socialismo utópico
4 Rubrica: filosofia, política, sociologia.em sociólogos como Karl Mannheim (1893-1947) ou filósofos como Ernst Bloch (1885-1977), projeto alternativo de organização social capaz de indicar potencialidades realizáveis e concretas em uma determinada ordem política constituída, contribuindo desta maneira para sua transformação.
A origem do termo, ainda segundo o Houaiss, é:
lat. utopia, nome dado por Thomas Morus (humanista inglês, 1477-1535) a uma ilha imaginária, com um sistema sociopolítico ideal; formado com o gr. ou- (do adv. de negação) + gr. tópos,ou 'lugar'; ver u- e top(o)-
O livro de Thomas Morus chama-se De optimo reipublicae statu deque nova insula Utopia, ou A melhor Forma de Comunidade Política e a Nova Ilha de Utopia.
Por vezes é fácil acusar as pessoas de "utópicas" quando apenas pretendem vislumbrar uma outra forma de sociedade. A pergunta a ser respondida daqui pra diante, por aqui, é: no que a utopia pode nos ajudar a transformar o mundo?