9 de nov. de 2009

Universidade expulsa aluna da minissaia


A Delegacia da Mulher de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, vai abrir inquérito para apurar crime de injúria conta a estudante Geisy Villa Nova Arruda, de 20 anos. A jovem foi hostilizada por colegas da Uniban, por ter ido à aula com minissaia, e ainda foi expulsa pela Uniban . O advogado da universidade, Décio Lencioni Machado, disse que Geisy não foi expulsa por causa da minissaia, mas de sua postura. Para ele, a estudante " afrontou os princípios de dignidade e moral previstos no regimento da instituição".

Repercussão internacional
A expulsão foi noticiada na versão na internet do jornal americano The New York Times e no inglês, The Guardian.

Violência sexista
A União Nacional dos Estudantes (UNE) e organizações de mulheres prometem realizar uma manifestação na porta da Uniban contra a expulsão da aluna. O protesto está marcado para 18 horas.

Em nota divulgada ontem(8), a UNE disse que Geisy foi 'vítima de um dos crimes mais combatidos na sociedade, a violência sexista, que é aquela cometida contra as mulheres pelo fato de serem tratadas como objetos' e que a Uniban 'espaço de diálogo onde deveriam ser construídas relações sociais livres de opressões e preconceitos, termina por reproduzir lamentavelmente as contradições da sociedade, dando sinais de que vive na era das cavernas'.

Do O Globo.
Enviado por Eri Santos Castro

Nenhum comentário: