28 de ago. de 2015

Pepe Mujica se reúne com 5 mil estudantes no Rio: 'A melhor coisa do mundo é a generosidade e a pior são os bancos'

Um encontro de jovens com o ex-presidente do Uruguai, José "Pepe" Mujica, lotou o anfiteatro – também conhecido como Concha Acústica – da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) na noite desta quinta-feira (26). O evento terminou às 20h30 e Mujica se despediu tirando uma foto à frente dos quase 5 mil participantes que estiveram no local.
Devido à lotação do espaço, a Uerj colocou um telão em um estacionamento próximo ao anfiteatro, para que outras pessoas pudessem assistir à palestra. O local também ficou lotado.
O ex-presidente do Uruguai veio ao Brasil a convite da Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul (Federasur) para um seminário fechado que aconteceu pela manhã.
A iniciativa de realizar o encontro com os estudantes partiu do próprio político, que foi ovacionado pelo público ao ser anunciado no microfone, por volta das 18h30 (veja no vídeo abaixo). Ele demonstrou muita simpatia e discursou logo após sua apresentação. O ex-presidente tornou o Uruguai um dos países de legislação mais avançadas em relação às drogas.
Oex-presidente respondeu perguntas sobre diversos temas, como o que pensa sobre "movimentos golpistas" na América do Sul, os maiores desafios da América Latina atualmente, opinou sobre o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a União de Nações Sul-Americanas (Unasul).
Os participantes também quiseram saber quem são os exemplos históricos e os livros que mudaram a percepção de vida de Mujica. "Queridos, a vida é um livro aberto", brincou.
Confiança
"Necessitamos de confiança. Temos que aprender que a mensagem é uma: nós podemos andar em um fusca. Somos consequência do interesse do nosso povo [...] O problema mais grave da América Latina é a desigualdade. Temos que ter recurso e isso se chama política fiscal. Na América do Sul o rico não paga quase nada", disse para a plateia. 
Multidão ouviu o ex-presidente do Uruguai José Mujica na Uerj (Foto: Marcelo Elizardo/G1)Multidão ouviu o ex-presidente do Uruguai José Mujica na Uerj (Foto: Marcelo Elizardo/G1)
"O mundo está se agrupando em gigantescas unidades. A União Europeia está criando uma fabulosa unidade de capital. Qual é nosso destino, ser compradores de conhecimento de ponta? Que a batalha para liberdade seja também no campo da investigação", declarou.
Mujica também foi questionado sobre a redução da maioridade penal. Ele afirmou que "não considera um caminho ideal". Perguntado se o Brasil teria capacidade para legalizar as drogas, ele se ateve a falar sobre sua experiência com o tema enquanto foi presidente do Uruguai.
"Nós temos que pensar como espécie e não como países. E isso engloba o mundo inteiro. Os pobres da África não são da África, são do mundo inteiro. Os homens que atravessam o Mediterrâneo são nossos. Todos são nossos conterrâneos. A liberdade não se vende, se ganha fazendo algo pelos demais", disse o ex-presidente.
Ex-presidente do Uruguai José Mujica durante debate com jovens (Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo)Ex-presidente do Uruguai José Mujica durante debate com jovens (Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo)
Feijoada e rabada
Durante a tarde, Mujica almoçou no Bar do José, na esquina das ruas Barão de Ubá e Santa Amélia, na Tijuca, Zona Norte. No restaurante, foi servido feijoada, rabada com agrião, cerveja e caipirinha.
A clientela ficou surpresa ao se deparar com o ex-presidente na hora do almoço, como noticiou o jornal "O Dia".
O ex-presidente ainda esteve na Associação Brasileira de Imprensa (ABI) pela manhã. O elevador da ABI deu um susto nos jornalistas que cobriam o evento. Ele teria descido até o poço devido ao excesso de passageiros, segundo a assessoria de imprensa do local.
O ex-presidente do Uruguai José Mujica almoça em um boteco da Praça da Bandeira e bebe cerveja (Foto: Fábio Motta / Estadão Conteúdo)Mujica bebeu cerveja em bar da Praça da Bandeira (Foto: Fábio Motta/Estadão Conteúdo)
O ex-presidente do Uruguai José Mujica almoça feijoada em um boteco da Praça da Bandeira, na região central do Rio de Janeiro, após receber homenagem da Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul (Federasur) (Foto: Fábio Motta/Estadão Conteúdo)Mujica almoçou feijoada (Foto: Fábio Motta/Estadão Conteúdo)
Ex-presidente do Uruguai, Mujica está na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) (Foto: Marcelo Elizardo / G1)Antes do ex-presidente chegar, anfiteatro estava lotado (Foto: Marcelo Elizardo/G1)
 Do G1.
Enviado por Pepe Eri.
#Compartilhe.

Nenhum comentário: