30 de mar. de 2015

Mudança na prática16: Governo instala Comitês Municipais do Mais IDH em mais dez cidades


O governo do Estado, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), inicia a segunda etapa da instalação dos Comitês Municipais do Plano de Ações ‘Mais IDH’ nesta segunda-feira (30). Cinco equipes trabalharão simultaneamente para a criação dos comitês em mais 10 municípios: Centro Novo do Maranhão, Lagoa Grande do Maranhão, Conceição do Lago Açu, Satubinha, Amapá do Maranhão, Pedro do Rosário, Serrano do Maranhão, Brejo de Areia, Cajari e Governador Newton Bello.  

O secretário dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, destacou a importância dos comitês para o desenvolvimento do ‘Mais IDH’ nos municípios. “A criação dos comitês reflete a preocupação do governador Flávio Dino em envolver a população no processo de decisão política, pois uma agenda de mudanças não se executa sem que haja a ampla participação da sociedade no planejamento e na implementação das ações”, afirmou.  

A instalação dos grupos na esfera municipal teve início no dia 18 de março, durante a execução da primeira etapa do Mutirão Mais IDH. Os Comitês Municipais Mais IDH são instâncias de participação e controle social e têm a finalidade de monitorar as atividades do Plano de Ações ‘Mais IDH’, discutir e propor políticas públicas para os municípios.

A criação dos comitês tem sido realizada em plenárias com a participação de membros do poder público municipal (Prefeituras e Câmaras de Vereadores), organizações e representantes da sociedade civil local. Entre os municípios que tiveram seus comitês instalados durante a primeira etapa do Mutirão Mais IDH estão: Arame, Santa Filomena, São Roberto e São Raimundo do Doca Bezerra.

A secretária adjunta de Promoção do IDH, Aracea Carvalho, explicou que os comitês serão instalados em todos os 30 municípios inseridos no Plano de Ações ‘Mais IDH’. “Estamos cumprindo uma das atividades do plano, seguindo as diretrizes da atual gestão que é incluir a participação da população local no debate e elaboração das políticas para a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal”, destacou Aracea Carvalho.

Calendário de instalação

Segunda-feira (30)
14h - Conceição do Lago Açu, Cento Novo, Pedro do Rosário, Brejo de Areia e Cajari.

Terça-feira (31)
14h - Satubinha, Amapá do Maranhão, Serrano do Maranhão, Lagoa Grande do Maranhão e Governador Newton Belo.

Nenhum comentário: