24 de jan. de 2015

O engodo da Refinaria Premium, por Milton Calado

O líder do Governo Roseana, admite na Assembleia, que o projeto da Refinaria Premium, no Maranhão, não se concretizará, pelo menos, nos próximos 10 anos. Isso, para mim nunca foi surpresa. Desde o início sabia que esse projeto não vingaria. Primeiro porque o projeto nunca teve assegurado recursos. Segundo, em razão da conjuntura econômica mundial - a refinaria pretendida, se destinaria a produção de óleo fino, basicamente, para o mercado da europeu. 

Na época do anuncio do investimento, o então Deputado Edivaldo Holanda chegou a convocar uma audiência publica para que o fosse explicado o projeto da instalação da refinaria. Naquela audiência foram feitos diversos questionamentos que não foram respondidos. 

De fato foi, o Deputado Edivaldo Holanda, o primeiro a denunciar o sofisma e a hipocrisia daqueles que pretenderam tirar proveito político da Refinaria. O ministro Lobão, irresponsavelmente, insistia em afirmar, por exemplo, que o projeto estaria concluído, em sua primeira etapa, em 2013, data em que estaria produzindo 300 mil barris/dia. Contudo, o próprio Presidente da Petrobras, em inúmeras ocasiões, declarou que "Refinaria não era coisa para se fazer de um dia para outro", logo o projeto se, assegurado os recursos, só seria possível em 10 anos. Edivaldo Holanda denunciava a falta dos projetos básicos e da provisão de recursos no Plano de Negócios da Petrobras. 

Por isso, ele questionava o Ministro sobre a certeza do projeto. Falava que o Maranhão já fora vítima de outras frustrações por promessas não cumpridas. Hoje se confirma o que o Deputado Edivaldo Holanda temia. Mas uma vez o povo foi ludibriado. Mas uma vez....

Nenhum comentário: