14 de ago. de 2014

Edinho Sarney divulga pesquisa suspensa pela Justiça. Econométrica mente de velho

Equipe jurídica da coligação Todos Pelo Maranhão não teve acesso à pesquisa
Equipe jurídica da coligação Todos Pelo Maranhão não teve acesso à pesquisa

A campanha do suplente de senador Edinho Lobão divulgou ontem (13/ago) uma pesquisa já suspensa pela Justiça Eleitoral. A indução das perguntas já havia sido considerada lesiva pela Justiça Eleitoral. Além da indução, a Justiça havia determinado que a Coligação Todos pelo Maranhão tivesse acesso ao banco de dados da Econométrica para conferir dados. A empresa desobedeceu a ordem judicial.

A coligação Todos pelo Maranhão entrou com um pedido para que a Justiça verifique a possibilidade de o Diretor do Instituto Econométrica, Sérgio Oscar Zubicueta Goic, ter cometido crime, por conduta prevista na Lei 9504/97. O § 2º do Artigo 33 diz que não cumprir ou realizar atos que retardem, impeçam ou dificultem a ação fiscalizadora dos partidos constitui crime. A punição é feita com detenção de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo prazo, além de multa no valor de dez mil a vinte mil reais.

Entenda o caso:
O Instituto Econométrica descumpriu decisão do Juiz Federal Ricardo Felipe Rodrigues Macieira, da Comissão de Juízes Auxiliares. No dia 08 de julho, o Instituto Econométrica deveria disponibilizar, no prazo de dois dias, os questionários aplicados na pesquisa realizada por eles e publicada no Jornal O Imparcial no dia 26 de junho de 2014, preservada a identidade dos entrevistados. A Justiça também determinou que a coligação dos partidos de oposição tivesse acesso à sede da empresa, para conferir os questionários e o banco de dados.

Nenhum comentário: