2 de dez. de 2013

Nas barbas do Sarney: Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara será entregue na terça-feira – Jackson Lago recebe in memoriam

Jackson Lago

O Senado realizará sessão especial na terça-feira (3), às 11h, para a entrega da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara. A condecoração – que está em sua quarta edição – é entregue, anualmente, a cinco personalidades com relevante contribuição à defesa dos direitos humanos no país.
A comenda foi instituída por projeto de lei do Senado, de autoria do ex-senador José Nery, e é uma homenagem ao arcebispo de Olinda e Recife Dom Hélder Câmara (1909-1999), notório por sua atuação na defesa dos mais pobres e dos perseguidos políticos durante a ditadura militar no Brasil.
Podem indicar candidatos à comenda as entidades governamentais e não governamentais de âmbito nacional que desenvolvam atividades relacionadas à defesa e promoção dos direitos humanos, além de senadores e deputados federais.
As indicações para a escolha dos agraciados são analisadas pelo Conselho da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, composto por um representante de cada partido político no Senado.
Já receberam a comenda, entre outras personalidades, o arcebispo emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, e o fundador do Movimento de Justiça e Direitos Humanos, Jair Krischke.
Quem receberá a comenda
Serão agraciados: Dom Antonio Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife; Claudio Luciano Dusik, portador de atrofia muscular espinhal e inventor de um teclado virtual, o Muousekey, que auxilia pessoas com limitações para escrever e se comunicar; a deputada federal Janete Capiberibe (PSB-AP); o juiz Márlon Jacinto Reis, um dos coordenadores da campanha de mobilização popular pela aprovação da Lei da Ficha Limpa; e Warley Martins Gonçalles, presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Copab).
Também será homenageado o ex-governador do Maranhão Jackson Lago, in memoriam.
Da Agência Senado.
Enviado por Eri Santos Castro.
Compartilhe.

Nenhum comentário: