12 de nov. de 2013

Lula grava vídeo para campanha de Xiomara Castro em Honduras

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a aparecer como cabo eleitoral fora do Brasil, desta vez na campanha de Xiomara Castro para a presidência de Honduras. Em expediente similar ao adotado com Nicolás Maduro, na Venezuela, e Michelle Bachelet, no Chile, Lula gravou um curto vídeo no qual declarou apoio a Xiomara.

Na mensagem, Lula afirma que a candidatura de Xiomara é “um grande momento de renovação e esperança para Honduras” e pode fazer o país “se reencontrar com a democracia, o progresso e a justiça”.
Xiomara é mulher do ex-presidente hondurenho Manuel Zelaya, deposto em golpe de Estado pelo Exército em junho de 2009 e expulso do país sob a acusação de violar a Constituição ao tentar aumentar a duração de seu mandato via consulta popular.
Depois de um período na Costa Rica, Zelaya retornou escondido para Honduras em setembro e ficou abrigado na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa. Só saiu de lá quatro meses depois, rumo à República Dominicana, após receber um salvo-conduto do presidente Porfirio Lobo, que foi eleito em 2010 em um pleito não reconhecido por boa parte da comunidade internacional.

Saiu em O Globo.
Enviado por Eri Santos Castro.
Compartilhe.

Nenhum comentário: