8 de out. de 2013

Bomba:Tarso Genro diz que sua corrente do PT poderá chegar a 40% das eleições internas, diz que aliança com o PMDB coloca o partido na defensiva e afirma que a polêmica PT X PSDB está superada

@tarsogenro no Roda Viva, canal 2. Imperdível entrevista com um dos maiores pensadores do PT e da esquerda mundial.
Flávio Dino e Lindberd são citados

1-A polêmica PTx PSDB está superado
"Essa polêmica PT x PSDB está superado. Isso é bom para a democracia brasileira. Isso terá repercussão nos próximos 20 anos."

2-Campos e Marina são políticos respeitáveis "Campos e Marina- ambos são políticos respeitáveis da democracia brasileira. O jogo que vai ser jogado daqui pra frente vai ser diferente."

3-Precisamos de alianças ofensivas. O PMDB coloca o PT na defensiva
"Não dar para o PT apoiar o Sarney no Maranhão e Cabral no Rio, em detrimento de Flávio e Lindberg, Ambos estão em 1º lugar há mais de dois anos, em todas as pesquisas. O PT precisa de alianças não defensivas, mas ofensivas.  A população quer mais do PT e nossa aliança tem que observar projetos e programas, sob pena de sermos reprovados nas urnas, já em 2014. Não podemos ceder as imposições regionais, que representam um alto grau de conservadorismo, do PMDB"

4-Mensagem ao Partido crescerá de 20 para 40%
"A corrente interna que participo no PT é a 'MENSAGEM AO PARTIDO'. Meu candidato a presidente é o dep. Paulo Teixeira. Nós teremos de 30% a 40% das próximas eleições interna. Isso quebrará a hegemonia absoluta de um campo político que está se esgotando. Está em marcha uma reconstituição do PT. O marco do fim desse ciclo foi o episódio do mensalão."

5-Mensalão
"Agora, o que envolveu o julgamento do mensalão foi mais uma interpretação política e menos jurídica. Foi mais um contencioso político do que um julgamento jurídico entre o governo federal e a mídia e a oposição.Estive ainda pouco com José Genoino. O conheço a 35 anos. É um homem probo. recebeu um julgamento político."

6-Caso Battisti
"O caso Battisti foi um ato de coragem do governo brasileiro diante da pressão da opinião conservadora europeia. Emitimos um juízo sobre o direito internacional ao refúgio."

7-Educação é a prioridade do nosso crescimento
'Os professores tiveram 50% de aumento real no meu governo. Vamos fazer mais. Educação é prioridade num governo democrático, democrático e por isso mesmo revolucionário"

8- As manifestações e a surdez do PT
"As manifestações que ocorrem no Brasil é reflexo de um sentimento que a população quer mais.São manifestações de demandas. A manutenção dos mínimos e a sua devida ampliação. Precisamos taxar a riqueza das 5 mil famílias que detém 52% do PIB nacional, antes dos nossos governos era 47%, cresceu com o aumento do consumo.

Precisamos distribuir terras e outros meios de produção, além de reformar todo o setor financeiro, a democratização das comunicações e realizarmos necessárias reformas agrária, política e do judiciário. Se o PT não perceber perderá definitivamente a sua capacidade de disputar a hegemonia na sociedade brasileira, ao  passo que poderá ser surpreendido já em 2014."

9-Socialismo: a tese da revolução democrática, em curso no Brasil, precisa ser radicalizada 
"A esquerda mundial procura um caminho. A via brasileira de revolução democrática precisa ser radicalizada. Depois da queda do muro de Berlim e das barbáries do stalinismo, a esquerda clássica mundial ainda está perplexa e irá demorar para assimilar uma experiência de um país até pouco tempo atrás subdesenvolvido"Grande do Sul temos o Gabinete Digital, o eficaz funcionamento e fortalecimento dos conselhos e o orçamento participativo, que neste ano teve a participação de mais de um milhão e duzentos mil pessoas."

10- O futuro é o agora: a criação e formalização de representação direta do cidadão
"A modernidade exige a criação de mecanismos jurídicos para a representação direta do cidadão. Lá no Rio Grande do Sul temos o Gabinete Digital, o eficaz funcionamento e fortalecimento dos conselhos e o orçamento participativo, que neste ano teve a participação de mais de um milhão e duzentos mil pessoas."

11-O Lulismo rompeu paradigmas tanto na direita quanto na esquerda. Precisamos radicalizar nosso projeto de sociedade urgente
" O PT em 2018 deverá consolidar um ciclo. Para a saúde do partido esse movimento deve ser permanente por questões de método e concepção. Depois de ser prefeito de Porto Alegre por duas vezes, ministro de Estado em três situações e governador, certamente pela segunda vez, estarei à disposição da missão maior do meu partido, em 2018." 

12-O PRC "conspira"
"A Marina e o Chico Mendes militaram junto comigo deste longe, ainda no PRC-Partido Revolucionário Comunista, um partido clandestino que atuava no interior do PT, extinto no início dos anos 90. Tenho por ela respeito e sei do seu zelo pela ética na política e de sua visão socialista de mundo. A sua participação nesse processo é bom para a democracia brasileira e fará com que o PT assuma posições mais à esquerda."

Declarações de Tarso Genro, governador do RS, em sua entrevista, no Roda Viva, canal 2, ontem (7).


Enviado por Eri Santos Castro.

Compartilhe.

Nenhum comentário: