8 de out. de 2013

Hj faz 46 anos que Che Guevara foi capturado pelo exército bolivariano e morto no dia seguinte


A rádio Victor Jara fará esta semana uma homenagem a Ernesto "Che" Guevara trazendo alguns cantores que cantaram sua força revolucionária. Hoje faz 46 anos que Che Guevara foi capturado pelo exército boliviano, sendo executado no dia seguinte, mas deixando à América Latina e ao mundo o sonho de uma sociedade mais justa.

A música de hoje é "Che", de Geraldo Vandré.

Che
Perdoa minha canção
Se canta só minha boca
Se tem forma de oração
Se a minha voz fica rouca
Qual arma sem munição
Se ela é franca, mas é pouca
Enquanto fica canção.

Sobe monte, desce rio
Sobe monte, desce rio
Sobe monte, desce rio
Vida e barbas por fazer

Sobe monte, desce rio
Sobe monte, desce rio
E um dia, de repente
Foi morto num amanhecer
Na frente de todo mundo
Pra todo mundo aprender
Quem afrouxa na saída
Ou se entrega na chegada
Não perde nenhuma guerra
Mas também não ganha nada

Sobe monte, desce rio
Sobe monte, desce rio
Sobe monte, desce rio
Vida e barbas por fazer

Sobe monte, desce rio
Sobe monte, desce rio
E um dia, de repente
Fez da morte mais viver
Quem seguia teu caminho
Não podia te prender
E mesmo por traição
Pensando que te matava
No meu corpo americano
Fincou mais teu coração.

Che
Perdoa minha canção
Se canta só minha boca
Se tem forma de oração
Se a minha voz fica rouca
Qual arma sem munição
Se ela é franca, mas é pouca
Enquanto fica canção.

Che...

2 comentários:

jokson disse...

Companheiro Eri,a titulação do texto ocorreu erroneamente,"exercito boliviano" SIM É O CORRETO. "Atira firme e com precisão,pois aqui está um homem de verdade",foram as últimas palavras de Che ao seu assassino. Em Vallegrande,Bolívia,resolveram executar Che Guevara,simplesmente por não terem onde encarcerá-lo. Ademais temiam as autoridades bolivianas e a CIA por manifestações populares,pois Che fora considerado "persona grata" pelos habitantes da região de Santa Cruz de la Sierra,por onde passara, antes de ser preso e executado em 08 de outubro de 1967.
Jokson Launé,Cochabamba Bolívia,2013.

Jornal Pessoal Eri Castro disse...

Fala comandante Jokson. Quando vens por aqui? Manda mensagem ou então me ligas irmão. Abraços!
Eri (98)81427373