5 de mar. de 2013

Mesmo sem apoio do governo estadual, Matões é referência no Maranhão

“Tudo isso aqui foi construído com apoio do governo federal e recursos próprios do município. Temos outras 30 escolas que já funcionam em regime de tempo integral e isso nos orgulha”, afirmou a prefeita Suely Pereira ao inaugurar, no último sábado, a primeira escola quilombola do Maranhão no povoado Mandacaru, na zona rural de Matões.

A escola homenageia um dos maiores líderes comunitários da região, o “Pedro Barba”, falecido no início de 2012. Com oito salas de aula climatizadas, uma sala de informática e uma sala de leitura, a estrutura atenderá 300 alunos do povoado remanescente de quilombos, que hoje possui dois mil habitantes.

A entrega de mais um complexo esportivo também marcou o final de semana, já que o projeto faz parte do conjunto de obras voltadas para o incentivo à educação e à prática do desporto em Matões. “A prefeitura de Matões é um exemplo a ser seguido porque consegue apresentar resultados ano após ano. Mesmo sem o apoio do governo do estado, o município consegue ser referência para todo o Maranhão”, afirmou o deputado estadual Rubens Pereira Jr.

Dentre as ações políticas na região leste no último final de semana, a presença de 74 secretários de esporte do Maranhão ajudou a fortalecer o I Fórum Intermunicipal em Políticas Públicas de Esporte e Lazer, na cidade de Caxias. Com a presença do secretário nacional de esportes, Vicente Neto e do presidente da Embratur, Flávio Dino, o Fórum serviu para a ampla discussão de estratégias esportivas na inclusão de jovens em todos os municípios do Maranhão.

O I Fórum Intermunicipal em Políticas Públicas de Esporte e Lazer reuniu na cidade de Caxias os deputados federais Simplício Araújo, Weverton Rocha e Domingos Dutra, os deputados estaduais Rubens Pereira Jr., Bira do Pindaré, Cleide Coutinho e o vice-prefeito de São Luís Roberto Rocha.

Assessoria Gabinete Rubens Pereira Jr.
Enviado por Eri Santos castro.
Compartilhe. 

Nenhum comentário: