A campanha “Quem são os proprietários do Maranhão?” revela quem são as empresas que concentram o poder no Maranhão e seus repectivos proprietários e relações com o poder político maranhense.
O Instituto Cidade Criativa construirá o Ranking dos Proprietários do Maranhão, elaborado a partir da construção de um sistema de informação inédito que mede o poder econômico, não apenas por meio da receita destas empresas, mas também do controle e posse de territórios e o quanto isso aumenta sua capacidade de influenciar os investimentos do Estado, incluíndo o modelo econômico maranhensse virgente.
A metodologia será baseada em estudos existentes sobre quantificação de poder econômico em grupos empresariais, entre os quais se destaca o artigo “The Network Control of Global Corporate Control”, da Universidade ETH de Zurique/Suíça, publicado em 2011.
A primeira fase será a ciação do Portal da campanha que possibilitará o acesso, a comunicação e a visualização dos dados relativos à estrutura de poder por trás destas empresas. Por isso, precisamos da colaboração de todas e todos para construir esse portal, que será um espaço para a disponibilização de informações sobre o poder econômico no Maranhão e de debate sobre o rumo do desenvolvimento nonosso Estado.
Mas, como isso me (nos) afeta?
Aparentemente, essas empresas são aceitas como produtivas, geradoras de empregos e riquezas e, portanto, habilitadas a receber bilhões de reais em financiamentos a juros subsidiados pelo Estado para o “desenvolvimento” do Maranhão e do país. Mas, na verdade, essas empresas conhecidas do público são controladas por várias outras empresas que não produzem NADA e só existem para controlar outras empresas e concentrar renda e poder nas mãos de poucas famílias. Ou seja, bilhões e bilhões de reais, do nosso bolso, vão parar em contas bancárias de algumas poucas famílias e sem qualquer retorno social para a população!
Ao identificar essa cadeia de controladas e controladoras, demonstraremos nas mãos de quem está este poder que desfruta de condições privilegiadas junto ao Estado maranhense e brasileiro. Disponibilizar de forma sistemática e pública a estrutura de poder destas empresas e de suas conexões com o Estado é condição para que tenhamos mais democracia e ao mesmo tempo capacidade de pensar um outro Maranhão. O modelo econômico fundado em grande projetos ( extrativismo, monocultura, grandes indústrias...) não atendem a necessidade da população maranhense. Vai na contra mão da agro-ecologia, do cooperativismo, do empreendedorismo múltiplo e de um modelo de economia sustentável.
Com tais informações mearemos os poderosos, traremos para o debate os verdadeiros atores que se escondem por trás dos nomes fantasia dos grupos privados. Pretendemos, assim, contribuir para que visualizemos um 'Novo Maranhão'.
Com o apoio de vocês a esse projeto pretendemos:
Desenvolver uma plataforma on line interativa sobre os proprietários do Maranhão, com filtros que facilitem o acesso ao banco de dados
(como busca de pessoas, empresas e relação com o PIB maranhense e com a política local)
Disponibilizar a visualização gráfica das cadeias de poder das empresas e proprietários
Disponibilizar todas as bases de dados
Criar um fórum de discussão entre ativistas e colaboradores da campanha
Criar um espaço de diálogo com os movimentos sociais
Produzir novos materiais de mobilização
Divulgar a agenda de mobilização da campanha nas ruas
Contribuir com a eleição de candaturas proporcionais e majoritárias comprometidas com a construção de um Novo Maranhão.
Por que precisamos de seu apoio?
Sua doação é muito importante, pois esse projeto é uma construção coletiva e só será possível com muita independência e autonomia política e financeira. As formas de financiamento no Maranhão envolvem governos e/ou grandes empresas, que, obviamente, não teriam interesse em apoiar projetos como esse.
Além disso, a mídia tradicional sobrevive graças à publicidade e recursos destas mesmas empresas, dificultando a divulgação das informações.
Assim, o financiamento colaborativo é fundamental para a realização desse projeto!
Agradecemos a sua contribuição!
Caso tenha dúvidas e/ou sugestões, acesse e entre em contato!
Curta a página no Facebook:
Siga-nos também no Twitter:
Orçamento
* desenvolvimento da plataforma interativa on line para visualização gráfica das relações de poder = *manutenção e alimentação durante 18 meses =
* atividades de mobilização durante o projeto (redes sociais e atividades de rua) =
* elaboração e impressão de material gráfico da campanha (com ranking e divulgação do portal) =
* frete com contrapartidas =
* O filme 'Quem são os proprietários do Maranhão?'=
*O livro 'Quem são os proprietários do Maranhão?=
*pesquisa e gestão projeto =
*taxas de pagamentos, impostos + % catarse =
*Cursos do projeto=
Sobre Recompensas
O curso sobre transparência pública, democratização da informação e modelo de desenvolvimento inclusivo e sustentável será ministrado pelo Instituto Cidade Criativa, será presencial e acontecerá em 20 cidades pólos do Maranhão. No primeiro semestre de 2014. Contaremos com transmissão ao vivo pela internet para viabilizar a participação de outros municípios.
Enviado por Eri Santos Castro.
Compartilhe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário