21 de jun. de 2011

Josemar lidera pesquisa em Paço; Bia não existe


O blog teve acesso, através de uma fonte dos meios políticos, a uma pesquisa da Escutec que mostra ampla vantagem do candidato Josemar Sobreiro, o Professor Josemar (PSDB), à Prefeitura de Paço do Lumiar.
O tucano aparece com 45% das intenções de votos, contra apenas 2,6% da prefeita Bia Venâncio (PDT). A pedetista apresenta a maior rejeição: 76,6% não querem nem ouvir falar em seu nome quando o assunto é reeleição.

Professor Josemar lidera com 45%

Também são citados no levantamento o ex-prefeito Gilberto Aroso (7%), que está inelegível; o empresário Moraes (5%), que anda promovendo até campeonato de porrinha no município na tentativa de viabilizar seu nome; e o ex-deputado Alberto Franco, que mesmo sem se apresentar como candidato aparece com 6,5%. 
O vice-prefeito Raimundo Filho (PHS) não aparece no levantamento.

O tucano é conhecido na cidade e adotou o apelido de “professor” por ser dono do Cefran (Centro de Ensino Francisco). Na verdade, ele é policial civil. Nas eleições de 2008, ele ficou em segundo lugar com 28% (11.002 votos) contra 32% (12.792 votos) de Bia Venâncio.

Ele perdeu a eleição por pura burrice. A hoje prefeita chegou a se oferecer, pouco antes das convenções, para ser sua candidata a vice. Ele recusou e amargou mais uma derrota nas urnas. Em 2004, ficou em terceiro lugar na disputa para prefeito.

Apesar da liderança folgada, a eleição está longe de ser decidida em favor de Professor Josemar. A interpretação feita da pesquisa é que seus 45% são frutos do recall (retorno) das últimas eleições e do desgate de Bia Venâncio, Giberto e Carmen Aroso, últimos prefeitos da cidade.

Tanto é verdade que no momento em que é feita a pergunta “qual a maior liderança de Paço do Lumiar”, o tucano só é citado por 14% dos entrevistados.

Outro fato que pesa contra ele é seu estado de saúde. Professor Josemar se submeteu este ano a uma cirurgia no coração e a recomendação dos médicos é para que evite esforço físico e emoções fortes, comuns em campanha. Por conta disso, ele pode lançar a candidatura da mulher, Ivone Oliveira.

Como se vê, apesar dos números, ainda está muito longe a definição da eleição em Paço do Lumiar.

Saiu no blogue do Décio, vaja aqui
Enviado por Eri Santos Castro.
Compartilhe.

Nenhum comentário: