26 de jan. de 2011

Maranhão tem boa representatividade no XIII CONEB e na VII Bienal da UNE



Nos últimos dias aconteceu no Rio de Janeiro o XIII CONEB (Conselho Nacional de Entidades de Base) e a VII Bienal da UNE, eventos esses que serviram para serem traçadas as posições que serão tomadas pela política estudantil ao longo do biênio 2011/2012, através da entidade máxima que representa os universitários no país, que é a UNE, União Nacional dos Estudantes.

Entre as propostas discutidas no XIII CONEB, a que teve maior destaque foi à aprovação do projeto, que obrigará o governo federal destinar 50% do lucro do pré-sal, para ser investido na educação brasileira, principalmente nas Universidades federais. A decisão dessa medida foi tomada em plenária no Maracanãzinho, a qual reuniu líderes de Centro Acadêmicos e Diretórios Acadêmicos de todo o Brasil. O Maranhão, através do DCE/UFMA, levou 31 delegados para o evento.



Na Bienal da UNE, maior evento estudantil do Brasil, o foco foi à cultura brasileira, abrangendo diversas áreas: Artes Visuais, Cênicas e a Música. Ainda houve espaço para os projetos nas áreas de Sustentabilidade e Tecnologia, e mais uma vez o Maranhão obteve destaque, ao levar 11 trabalhos em todas as áreas, os quais foram apresentados ao longo de cinco dias.

O estado do Maranhão, através do seu Diretório Central de Estudantes da UFMA, levou a maior delegação para o evento, foram 220 estudantes, tal representatividade credenciou a capital do estado, São Luís, a ser uma das fortes candidatas a sede da Bienal da UNE em 2013.



Gustavo Santos, presidente do DCE/UFMA, destacou a importância dos eventos, “aqui tivemos excelentes discussões que nortearam a política estudantil no país e também uma excelente oportunidade de ter contato com grandes nomes da cultura popular brasileira como Leci Brandão, Beth Carvalho, Elza Soares, entre outros”, por fim Gustavo, em tom de animação falou da candidatura de São Luís a sede da Bienal, “ainda conquistamos uma grande expressividade com nossa delegação, já que a decisão é mais uma questão política e aqui mostramos nossa força”

Saiu no Maranhão Hoje.
Enviado por Eri Santos Castro.
Compartilhe.

Nenhum comentário: