18 de jan. de 2011

"A crise capitalista também é de urbanização"


David Harvey é um geógrafo britânico reconhecido internacionalmente. Estudou a relação entre as crises financeiras e urbanas. Em entrevista ao jornal Página/12, ele sustenta que a sucessão de crises no sistema é alimentada, entre outras coisas, por uma febre da construção que, por sua vez, provoca crise no capitalismo em sua atual etapa hegemonizada pelas finanças. Harvey defende ainda que existe uma estreita relação entre urbanização e formação das crises. Além dos Estados Unidos, cita como exemplo a Grécia e a Espanha. Parte da explicação da crise nestes países, defende o geógrafo, está vinculado a péssimos investimentos em infraestrutura.

Veja entrevista no página 12, via Carta Maior, aqui. 
Enviado por Eri Santos Castro.
Compatilhe.

2 comentários:

MOREIRA NETO disse...

Ler seu blog enriquece minha cultura!
Meus parabénss

Hugo Freitas disse...

Companheiro Eri Castro, saudações.

Parabenizo-o pelo belíssimo blog e, em especial, por esta matéria sobre o David Harvey. Bastante instrutiva.
Além disso, quero agradecer pela generosa gentileza de publicar um texto de minha autoria em seu blog. Fiquei bastante lisonjeado.
Já acompanho seu blog desde quando você se tornou um dos meus seguidores, o qual já faz parte da minha lista de favoritos.
Por isso, gostaria que você incluísse o meu humilde blog em sua prestigiada blogosfera, assim como eu fiz em relação ao seu.
Desta forma, poderemos ampliar ainda mais nossa teia comunicacional e combatermos o monopólio midiático em nosso Estado.

Abraços fraternos.

Hugo Freitas