25 de out. de 2010

Maranhenses reagem a declaração de Lula sobre “choro de derrotado”

Repercutiu muito mal no Maranhão a declaração do presidente Lula de que as denúncias de fraude nas eleições são choro de perdedor. A afirmação está em matéria publicada na edição de sábado (23) do jornal O Estado de S. Paulo. Lula, segundo a reportagem, diz que Flávio Dino, seu aliado, “está se queixando à toa” quando denuncia as suspeitas de fraudes no Maranhão.
A reação imediata à declaração foi sentida na rede social twitter. O professor Wagner Cabral, da UFMA, por exemplo, protestou: “denunciar a fraude eleitoral e o abuso de poder nas eleições do Maranhão é uma tarefa democrática. Não é choro de perdedor, ser Presidente!”. E concluiu: “sinceramente, pela primeira vez nessa campanha, minha indignação de faz pensar seriamente em voto nulo. Nunca fiz isso, mas tudo tem limite”.
O presidente do PCdoB e ex-coordenador político da campanha de Flávio Dino, jornalista Márcio Jerry, também se manifestou. Considerou a declaração de Lula “absolutamente equivocada, profundamente injusta e desrespeitosa”. Para o dirigente comunista, Lula “ofendeu os que votaram em Dilma e contra a oligarquia Sarney, pelo menos 30% dos eleitores, e defendeu a fraude, infelizmente”.


A matéria que gerou toda a polêmica foi publicada sábado no ‘Estadão’ e o trecho que fala do Maranhão tem o seguinte conteúdo. : “Tem sobrado irritação para aliados até de outros partidos. Lula acha, por exemplo, que o deputado Flávio Dino (PCdoB), derrotado por Roseana Sarney (PMDB) na disputa pelo governo do Maranhão, está se queixando à toa. Dino tem denunciado fraude na vitória de Roseana. Para Lula, é choro de derrotado, o que pode atrapalhar o trabalho de união no Maranhão em torno de Dilma.”

Por Manuel Santos-JP.
Enviado por Eri Santos Castro.

Nenhum comentário: