Qualquer cartório eleitoral fornece, até em outra cidade...
Atenção, meus amigos, não se esqueçam: expira 5ª feira próxima (23.09) em todo o Brasil o prazo para requerer 2ª via do título de eleitor. O título é indispensável para votar este ano e para ser levado junto com outro documento oficial de vocês, com foto. Importante ficar atento à mudança, porque antes a gente podia votar só com um dos dois.
Para fornecer o novo documento, sua secção eleitoral vai aceitar carteiras de identidade, de trabalho ou de habilitação com foto, certificado de reservista e passaporte - certidões de nascimento ou casamento não serão aceitas. Não paga nenhuma taxa para obter a 2ª via e para requerê-la é obrigatório que vocês tenham requerido a 1ª via até o dia 5 de maio deste ano.
O eleitor cujo título foi roubado, perdido ou danificado, basta levar um documento e pode requerer a 2ª via em qualquer cartório eleitoral de seu Estado, inclusive numa cidade que não seja o seu domicílio eleitoral. Nenhum dado será alterado e o local de votação, por exemplo, será o mesmo que constava do título anterior ainda que a 2ª via esteja sendo requerida em outro município.
O 1º turno das eleições é dia 3 de outubro, 1º domingo do mês; o 2º - onde houver - dia 31 de outubro, último domingo do mês. Vamos eleger presidente da República e vice - no nosso caso, presidenta, Dilma Rousseff (governo-PT-partidos aliados) - 27 governadores, seus vices, deputados estaduais, 513 deputados federais e 54 dos 81 senadores - dois por Estado, já que no pleito deste ano o Senado se renova em 2/3, o que nos leva a votar em dois candidatos a senador.
Os dados da Justiça eleitoral indicam que o Brasil tem 136 milhões de eleitores. O voto é obrigatório para todos os maiores de 18 anos e menores de 70. Para os analfabetos, os que têm de 16 a 18 anos, ou mais de 70, o voto é facultativo.
Do blogue do Zé Dirceu.
Enviado por Eri Santos Castro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário