13 de mar. de 2010

Escritora afirma que as mulheres podem aprender a adestrar seus maridos

Amor
Escritora afirma que as mulheres podem aprender a adestrar seus maridos
Está difícil convencer seu marido a não deixar a toalha em cima da cama ou a lavar aquela pilha de louças? A solução pode estar no adestramento, afirma a escritora americana Amy Sutherland, autora do livro "O que a baleia Shamu me ensinou sobre vida, amor e casamento". Cansada das atitudes do próprio marido, ela resolveu adotar alguns truques usados para adestrar cachorros, golfinhos e baleias. E o resultado, garante Amy, foi sensacional. Em dois meses, seu marido ficou mais amoroso e menos briguento. Confira abaixo algumas dicas do livro de Amy e faça o teste em casa.
Pare de reclamar e gritar: Mulheres adoram reclamar, reclamar e reclamar mais um pouco. O truque, acredita Amy, é parar gritar e adotar o adestramento positivo, a base de carinho e compreensão. A maioria dos treinadores de animais não reclama nem critica, apenas finge que não viu o comportamento ruim. Para eles, as rclamações geram falta de comunicação e agressões.

Identifique a 'raça' do seu parceiro: Entender como seu amor funciona é o primeiro passo do adestramento. Tente entender o que ele gosta e o que o irrita é fundamental, diz Amy. Se ele precisa se exercitar diariamente, não atrapalhe sua rotina. Se o computador parece deixá-lo em transe, entenda. São coisas que você nunca vai conseguir mudar.

Ignore o comportamento ruim: Pare de reclamar da toalha em cima da cama, dos sapatos jogados pela casa ou da pilha de louça que fica na pia. Os homens, assim como os cachorros, são motivados pelos elogios. Que tal tentar ignorar o que seu parceiro faz de ruim e passar a elogiar o que ele faz de bom? Outra sugestão de Amy é não ajudá-lo a todo momento. Deixe que ele encontre as chaves ou passe aquela camisa.

Elogie, elogie e elogie: Não adianta apenas ignorar o comportamento ruim. Faça elogios - muitos, se possível - principalmente quando ele para de fazer algo irritante. Os elogios desarmam os homens, deixando-os mais receptivos e abertos a conversas sobre relacionamentos.


Ofereça brindes: Cachorros adoram petiscos, homens adoram recompensas. Simples assim. É sempre bom fazer trocas inteligentes. Você quer passar horas no shopping com seu marido? Combine de levá-lo para almoçar em seu restaurante favorito. Se ele está atolado de trabalho, que tal comprar umas guloseimas?


Tenha paciência: Um animal só aprende após muita repetição. Um filhote de cachorro, por exemplo, demora 10 semanas de prática diária para assimilar um novo comando. Demora mais ainda para aprender se as mensagens forem confusas ou contraditórias. O mesmo acontece com o homem. Simplifique os pedidos, fale de maneira clara e repita a mensagem sempre que precisar.
Do The New York Times.
Enviado por Eri Santos Castro.

Um comentário:

Anônimo disse...

essa reportagem é fantastica, mas o que nao queremos pra mos mesmos, nao devemos fazer para os outros! muito me admira vc saber de td isso!vc so tem dito comportamentos ruins...
11 anos que temos essa relacao mas, nao me recordo muito de vc ter feito as coisas q eu realmente gosto e aprecio! é uma troca, tem q ser reciproco, faz muito tempo q nao sei o q é um cinema, uma praia, uma viagem, um lazer so nos dois(a nao ser em um motel)enfim... um dia cansarei de reclamar OU aprenderei a te adestrar!