Enquanto Zeca Pinheiro concentrava os recursos nas mídias tracionais, o governo Lula mostra como se faz.
O jornalista Fernando Rodrigues deu uma grande contribuição ao conhecimento da máquina de propaganda do lulismo. A reportagem que publicou ontem na Folha mostra como, na atual gestão, o Planalto adotou uma política radical e sistemática de pulverização da verba publicitária destinada a promover o governo.
Em 2003, a Presidência anunciava em 499 veículos; em 2009, foram 2.597 os contemplados -um aumento de 961%. Discriminada por tipo de mídia, essa explosão capilarizada da propaganda oficial irrigou primeiro as rádios (270 em 2003, 2.597 em 2008), depois os jornais (de 179 para 1.273) e a seguir o que é catalogado como "outras mídias", entre elas a internet, com 1.046 beneficiadas em 2008.
O que isso quer dizer? Isso se chama de regionalização da publicidade estatal e democratização na sua distribuição, inclusive utilizando mídias alternativas- carro de som, blogue,... Na prática, significa que o governo promove uma verdadeira distribuição da verba publicitária estatal. Já teve tempo que somente as grandes mídias-Globo, SBT, Folha, Estadão... eram responsável por mais de 70% do destino dessa verba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário