22 de abr. de 2009

O Incanto de Andrea Bocelli em show do dia da Inconfidência


Andrea Bocelli canta para 25 mil pessoas apesar da chuva
Tenor italiano levou Toquinho e Ivete Sangalo ao palco, em show gratuito no Parque da Independência, em SP

O público não se intimidou com a chuva para assistir à apresentação gratuita do tenor italiano Andrea Bocelli no Parque da Independência, no Ipiranga, zona sul de SP. Cerca de 25 mil pessoas foram ouvir o cantor, que havia dito a jornalista que não cantaria música brasileira, apesar de ser um fã da bossa nova, mas acabou dividindo o palco com Toquinho e Ivete Sangalo, no seu show de divulgação do novo disco, Incanto.


Quem é Andrea Bocelli
Andrea Bocelli é um clássico crusador e temor de Ópera. Gravou quatro óperas completas (La bohème, Il trovatore, Werther e Tosca), além de vários álbuns clássicos e populares.

Foi casado, mas está separado da única mulher, Enrica. Bocelli possui glaucoma congênito e já vinha perdendo progressivamente a visão, no entanto, quando tinha doze anos, enquanto jogava futebol, foi atingido na cabeça, e perdeu definitivamente a visão. O ídolo de infância era Eusébio da Silva Ferreira, jogador de futebol português. Quando Andrea Bocelli se tornou famoso, foi Eusébio que o quis conhecer: as posições trocaram-se.

Depois de trabalhar por um ano como advogado (ele obteve um doutorado em direito na Universidade de Pisa). Andrea teve aulas de canto do maestro Luciano Bettarini, dedicando-se à música em tempo integral.

Bocelli nunca parou o treinamento vocal, atendendo "master classes" com o renomado tenor Franco Corelli, em Turin.
Em 1992, o astro do rock italiano Zucchero Fornaciari testou Andrea enquanto procurava por tenores para fazer um dueto com ele na canção "Miserere"; quando ouviu a gravação, o tenor Luciano Pavarotti implorou a Zucchero para usar Andrea em vez dele mesmo. Enfim, a música foi gravada com Pavarotti, mas Andrea Bocelli acompanhou Zucchero na gira européia.

Em 1995, sua canção "Con te partirò" ficou em primeiro lugar no Festival de San Remo.

Página oficial
Seção Bocelli em ClassicalX
Páginas Bocelli em Music City
Entrevista com Andrea Bocelli em um Podcast

Nenhum comentário: