Esquerda renovada
'Subsídios para uma nova ação estratégica do PT Uma nova estratégia Uma estratégia política socialista, conduzida por um partido de esquerda nos dias de hoje, deve recuperar os valores tradicionais da social-democracia pré-bolchevique e do socialismo democrático europeu e latino-americano[1] – república, igualdade e afirmação de direitos – atualizá-los e vinculá-los aos interesses concretos e às demandas políticas dos grupos e classes sociais, para as quais o crescimento econômico e a distribuição renda são uma necessidade ou uma exigência. Esta vinculação – imprescindível para recompor a idéia de nação na pósmodernidade – deve ser capaz de comprometer estes setores com um padrão de desenvolvimento cujas características respondam a uma dupla necessidade estratégica, nacional e global: a) a promoção do crescimento econômico com geração de empregos qualificados, consolidando e estabilizando um amplo mercado interno e; b) aproveitamento efetivo das vantagens comparativas do país, – população, língua unificadora, território e ambiente – para a reafirmação da sua soberania nacional, num contexto global de forte pressão para que as economias emergentes mantenham uma agenda de submissão aos interesses dos países centrais.
Trata-se, portanto, de aprofundarmos o processo iniciado pelos dois mandatos do presidente Lula, consolidando um tipo de desenvolvimento contrastante com a globalização predatória, caracterizada pela supremacia do capital financeiro, que deu origem à crise do paradigma neoliberal. Uma concertação social e política de novo tipo A agenda aqui proposta contrapõe-se a uma visão voluntarista da revolução democrática e enseja a conformação consciente de um novo “bloco histórico”. .. '
O texto é assinado por Tarso Genro, ministro da Justiça e Vinicius Wu , chefe de Gabinete da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça. Os intereçados no texto integral de 12 páginas, podem mandar uma mensagem que eu retornarei, encaminhando-o.
A referência bibliográfica do texto é:
[1] No caso latino-americano nos referimos, em especial, ao legado deixado por Mariátegui e pela Unidade Popular liderada por Salvador Allende no Chile.
[2] SANTOS, Boaventura de Souza & AVRITZER, Leonardo. Para ampliar o cânone democrático. [on line. Disponível na Internet via http://www.ces.uc.pt/bss/documentos/IntroDemoPT.pdf
[3] CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. p. 24.
[4] NEGRI, Antonio; COCCO, Giuseppe Mario. GlobAL: biopoder e lutas em uma América Latina globalizada. Rio de Janeiro: Record, 2005. p. 35.
[5] Gramsci, em diversas oportunidades, tratou da “ascensão molecular” no capitalismo industrial, como elemento de agregação social no capitalismo desenvolvido.
[6] Apud VELLOSO, João Paulo dos Reis & ALBUQUERQUE, Roberto Cavalcanti. (org). Na Crise Global como ser o melhor dos BRIC´s. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo. 2009.
[7] POCHMAN, Marcio. Por um projeto de desenvolvimento socialmente inclusivo. In: VELOSO, João Paulo dos Reis, CAVALCANTI, ALBUQUERQUE, Roberto Cavalcanti, A verdadeira revolução brasileira: integração de desenvolvimento e democracia. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008. p. 32.
[8] GRAMSCI, Antonio. "Textos selecionados de Gramsci", in COUTINHO, Carlos Nelson. Gramsci, Porto Alegre, L&PM, 1981, p. 194.
[9] LOWY, Michael. Por um marxismo Critico. in LOWY, Michael e BENSAID, Daniel. Marxismo, modernidade e utopia. São Paulo: Xamã, 2000. p. 60.
Referências bibliográficas SANTOS, Boaventura de Souza & AVRITZER, Leonardo. Para ampliar o cânone democrático. [on line. Disponível na Internet via http://www.ces.uc.pt/bss/documentos/IntroDemoPT.pdf CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. NEGRI, Antonio; COCCO, Giuseppe Mario. Global: Biopoder e lutas em uma América Latina globalizada. Rio de Janeiro: Record, 2005. VELLOSO, João Paulo dos Reis & ALBUQUERQUE, Roberto Cavalcanti. (org). Na Crise Global como ser o melhor dos BRIC´s. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo. 2009. POCHMAN, Marcio. Por um projeto de desenvolvimento socialmente inclusivo. In: VELOSO, João Paulo dos Reis, CAVALCANTI, ALBUQUERQUE, Roberto Cavalcanti, A verdadeira revolução brasileira: integração de desenvolvimento e democracia. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008 GRAMSCI, Antonio. "Textos selecionados de Gramsci", in COUTINHO, Carlos Nelson. Porto Alegre, L&PM, 1981.
LOWY, Michael. Por um marxismo critico. in LOWY, Michael e BENSAID, Daniel. Marxismo, modernidade e utopia. São Paulo: Xamã, 2000.
2 comentários:
Tarso Genro pra presidente! Por que não?
Nobre colega, estou acompanhando o seu trabalho, já o adicionei no meu blog!
Gostaria de lhe pedir o mesmo, que adidione o meu blog.
Abraços!
Professor Alexandre
Viana - Maranhão
www.ovianense.com
Postar um comentário