Dicas para impressão de livros raros em pdf
Quem aprecia livros, sabe que atualmente mais e mais edições clássicas são escaneadas, e disponibilizadas na internet. Entretanto, imprimir tudo fica muito caro, e ler no computador não é muito agradável.
As edições originais são geralmente escaneadas em formato .pdf . Mas, via de regra, o trabalho não se faz de modo que se economizem páginas na hora da impressão. O Acrobat Reader não tem boas opções de impressão, e geralmente o leitor ou imprime duas páginas por folha, deixando a letra pequena demais, ou imprime apenas uma página, e sobra espaço em A-4.
Nesse contexto, dois programas muito úteis ajudam a resolver o problema: um deles chama-se Fineprint, e o outro PDFFactory.
O Fineprint funciona como uma espécie de impressora, que cria uma impressão virtual ou simulada. Nela, aparecem várias novas instruções para a impressão "real", como redimensionamento de página (uma opção muito útil, porém ausente no Acrobat Reader), aplicação de marcas d´água, opções para deletar e acrescentar novas páginas, e várias outras.
Quanto ao PDFFactory, além de reunir também várias outras opções, permite exportar novos arquivos em .pdf
Por exemplo: livros originais com letras grandes podem ser impressos em 4 páginas por folha; já livros com letra muito pequena, em 2 páginas por folha, ampliando o tamanho da letra. Os outros editores de impressão permitem imprimir em 2 ou 4 páginas por folha. A diferença é a possibilidade de editar o tamanho da letra, das margens, a ordem das páginas, e deletar páginas eventuais.