26 de mai. de 2013

Novamente o Jornal Pessoal-Eri Castro é recomendado pelo portal oficial do PT


Blogueiros na linha de frente das bandeiras petistas

(Arte Vilhena - PT)

Em diversas ocasiões o presidente de honra do Partido dos Trabalhadores, Luiz Inácio Lula da Silva, reconheceu a importância dos blogueiros. Assim o fez este ano: “Não vou esquecer nunca o papel que vocês tiveram na defesa da liberdade de expressão durante os oito anos do meu governo e nas eleições”, disse durante o segundo encontro nacional dos blogueiros progressistas.
 

Atentos às mudanças na comunicação, militantes virtuais de todo o país produzem informação diferenciada. A secretaria nacional de comunicação do PT entrevistou alguns blogueiros a fim de descobrir o que se passa nos bastidores da distribuição alternativa de informação pela internet:
 

A jornalista Thea Tavares é uma blogueira que compõe a equipe do Lado B. O blog é realizado por uma equipe de moradores de Curitiba, e já atingiu a faixa dos 12 mil acessos por mês. O visual do Blog Lado B é caprichado e o tema é política nacional, sob o slogan “Porque toda notícia tem dois lados”. 

O surgimento do blog se deu porque Thea atuava em um grupo de esquerda que sentia necessidade de um espaço para se pronunciar. Ela define o perfil de Curitiba como muito conservador, por isso as redes sociais suprem uma carência. “A gente sente um bloqueio muito grande na imprensa aqui no Paraná e por isso a necessidade do blog. Não temos a pretensão de competir com a imprensa, mas abrir o espaço para mostrar o contraditório”, explica Thea.
 

Durante a campanha da atual presidenta Dilma Rousseff, Thea conseguiu sair na frente da imprensa e fez um furo de reportagem. A pauta foi reproduzida depois em grandes veículos de imprensa. O furo contava o curioso caso do prefeito tucano Vanderlei Crestani (PSDB), que abraçava a campanha da Dilma “com unhas e dentes”, conta. O seguinte trecho foi originalmente publicado em 19 de julho de 2010 no blog Lado B:
 

”Crestani disse à Dilma que fará campanha a ela para demonstrar a gratidão que sente por tudo o que o Governo Lula fez em favor do seu município, situado no Sudoeste do Paraná”.
 

Thea acredita nos blogs como uma alternativa aos meios de comunicação tradicionais, e é otimista sobre a parte da população sem acesso a internet: “O povo brasileiro evoluiu muito. O poder de manipulação das grandes mídias diminuiu. O povo sabe quando está sendo manipulado. Apesar de toda aquela campanha raivosa e mentirosa feita contra a candidatura de Dilma, a pessoa que sente na carne os benefícios concretos do governo Lula não vai se pautar pelo Jornal Nacional da Rede Globo, embora só veja aquilo”, diz Thea.

Blogueiros progressistas
O blogueiro paulistano Luis Carlos Gonçalves, formado em filosofia, é especialista em cidadania e participação popular na prefeitura de Sumaré. Luiz Carlos é autor do blog Cidadania e Democracia e começou sua atividade na blogosfera há pouco tempo, em julho deste ano. Ele criou o blog com o intuito de ampliar a exposição de seus trabalhos ao público, além de discutir filosofia, política e administração pública. “Defendo que a democratização das comunicações é o próximo e decisivo passo para o aprofundamento da democracia no Brasil”, diz.
 

Também de São Paulo, Fernando Gaebler, dono no blog homônimo, tem apenas 23 anos, mas se lembra das eleições de 2008 quando o presidente Lula demonstrou apoio à militância virtual. Fernando também guarda na memória a imensa mobilização da militância em 2006. Fernando criou o blog visando abordar assuntos necessários para o desenvolvimento do Partido, da juventude petista e do projeto socialista. Outro tema de interesse de seu blog é pensar e desenvolver planos de uso da internet aproximando a sociedade organizada com o poder local e com as coligações.
 

O blog Petista Online, o diário do front, também de São Paulo, foi criado pelo militante virtual, Geison Gunnar. O blog nasceu após as eleições de 2010. “Durante a campanha, atuei nas redes sociais e utilizei muitos blogs de esquerda para contribuir com a eleição da nossa presidenta Dilma Rousseff. 

Eu sentia falta de um Blog Petista, e me propus a fazê-lo”, diz Gunnar. A proposta do blog é “atuar numa linguagem diferenciada, que atinja a juventude. Percebo o quanto é importante militar em prol da formação de
novas lideranças. Precisamos da força da juventude para fortalecer o Patido dos Trabalhadores”, diz Gunnar. O blogueiro relembra o papel decisivo dos blogueiros na desconstrução da farsa da bolinha de papel que “atingiu” o ex-candidato José Serra.
 

“Tudo está sendo vigiado pelos militantes virtuais. Qualquer mentira ou uma calúnia publicada é desconstruída rapidamente pelos ativistas digitais”, conclui Gunnar.

Confira abaixo alguns blogueiros recomendados pelo Portal do PT.

Lado B
http://blogladob.com.br/

Fernando Gaebler 13
http://fernandogaebler13.blogspot.com/

Blog Cidadania e Democracia
http://blogcidadaniaedemocracia.blogspot.com/

Blog Petista Online
http://www.petistaonline.blogspot.com/

Amigos do presidente Lula
http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/

PT Blog
http://partidodostrabalhadores.blogspot.com/

Arte esquerda
http://artesquerda.blogspot.com/

Boteko vermelho
http://botekovermelho.blogspot.com/

Ana Pauliana
http://anapauliana.blogspot.com/

Quarto poder
http://quartopodersp.blogspot.com/

Peneira News
http://www.peneiranews.blogspot.com/

Farol Sergipe
http://farolsergipe.blogspot.com/

Sem amarras
http://livreconhecer.blogspot.com/

Picos
http://jptpicos.blogspot.com/

Zé Neto – Vivendo a revolução
http://zenetopi.blogspot.com/

Vuvuzelada do Pozzuto
http://www.vuvuzeladopozzuto.com.br/vuvuzeladas.php

Eri Castro – Maranhão, do Brasil e do mundo
http://www.erisantoscastro.blogspot.com/

Digitais por Fortaleza
http://robertogomespt.tumblr.com/

A cultura do RN
http://culturadorn.blogspot.com/


...
Saiu no Portal do PT.
Por Gustavo Serrate.
Compartilhe.

Nenhum comentário: