O vice-governador Washington Luiz bem que poderia, durante a realização do 1º Salão Estadual Cidade Criativa, fazer celebrar um Memorando de Entendimento entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento-PNUD e o governo do Maranhão. Esse documento criaria um marco de cooperação para facilitar a colaboração entre o PNUD e o Estado na implantação de programas e projetos para alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio-ODM, criando assim, o ODM-Maranhão.
Por conseguinte, Washington Luiz junto com a governadora Roseana Sarney serão convocados para fazerem o lançamento do "Prêmio 2012 Cidade Criativa", onde serão escolhidos programas e projetos exitosos tendo como metas alcançar os ODM-MA.
Veja essa matéria embaixo. Isso em breve ocorrerá também no Maranhão.
Prêmio ODM Brasil é lançado na Paraíba
Objetivo do evento é divulgar iniciativas que contribuem para o alcance das metas de desenvolvimento instituídas pela ONU
A Paraíba recebeu nesta quinta-feira (22) o seminário estadual de lançamento da quarta edição do Prêmio ODM Brasil. No evento, foram apresentadas as categorias e o regulamento para participação na seleção, que visa estimular práticas que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) estabelecidos pelas Nações Unidas.
O coordenador-residente do Sistema ONU no Brasil e representante-residente do PNUD, Jorge Chediek, participou do seminário. Em seu discurso, ele elogiou os avanços significativos da Paraíba em muitos dos ODM. O estado já cumpriu as metas em cinco temas: redução da pobreza extrema, universalização do ensino fundamental, igualdade de gênero, redução da taxa de mortalidade infantil e acesso a água tratada.
Chediek frisou, no entanto, que ainda há muitos desafios pela frente, em especial nos municípios mais isolados e assolados por condições climáticas menos favoráveis. “Sabemos que cerca de dois milhões de pessoas ainda precisam sair da condição de pobreza absoluta aqui no estado. Para isso, precisamos trabalhar com uma lupa que nos permita enxergar a evolução dos ODM nas esferas regionais e municipais. O envolvimento dos municípios, da sociedade civil e das empresas nesta agenda é fundamental para que essas metas sejam alcançadas”, afirmou Chediek.
O Prêmio ODM Brasil é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria-Geral da Presidência da República, do PNUD e do Movimento Nós Podemos. As inscrições para o prêmio vão até o dia 31 de outubro e podem ser feitas gratuitamente pelo site ODM Brasil.
Cooperação PNUD-Paraíba
Também foi assinado um Memorando de Entendimento entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o governo da Paraíba. O documento, assinado pelo governador em exercício, Rômulo Gouveia, e por Jorge Chediek cria um marco de cooperação para facilitar a colaboração entre o PNUD e o estado na implantação de programas e projetos em áreas de interesse comum.
Do Portal PNUD.
Editado por Eri Santos Castro.
Compartilhe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário