10 de ago. de 2009

Sarney usa Goebbels no Senado e no MA


Os 11 princípios de Goebbels

Joseph Goebbels, ministro da propaganda do Partido Nazista alemão foi uma pessoa chave para o fortalecimento do partido na Alemanha de entre guerra graças a aplicação de uns métodos propagandísticos bastante peculiares, mas muito efetivos. Sua citação mais conhecida é "Uma mentira repetida mil vezes se converte em uma verdade".

Por desgraça, não é a única de suas premissas que hoje em dia seguem perfeitamente vigentes para muita gente. Para alguns que as usam e para outros que as escutam e que demonstram que seguem sendo efetivas. Já fiz uma postagem este ano sobre o tema e sua devida adaptação ao cenário maranhense. Agora convido os leitures do blogue a fazer leitura de Goebbels a partir do Senado e a crise Sarney.

1] Princípio de simplificação e do inimigo único. Adotar uma única idéia, um único símbolo. Individualizar o adversário em um único inimigo.
2] Princípio do método de contágio. Reunir diversos adversários em uma só categoria ou indivíduo. Os adversarios hão de constituir-se em suma individualização.
3] Princípio da transposição. Carregar sobre o adversário os próprios erros ou defeitos, respondendo o ataque com o ataque. Se não podes negar as más notícias, inventa outras que as distraiam.
4] Principio do exagero e da desfiguração. Converter qualquer anedota, por pequena que seja, em ameaça grave.
5] Principio da vulgarização. Toda propaganda deve ser popular, adaptando seu nível ao menos inteligente dos individuos aos quais é dirigida. Quanto maior seja a massa a convencer, menor há de ser o esforço mental a realizar. A capacidade receptiva das massas é limitada e sua comprensão escassa; ademais, tem facilidade para esquecer.
6] Princípio de orquestração. A propaganda deve limitar-se a um número pequeno de idéias e repetí-las incansavelmente, apresentando-as uma e outra vez de diferentes perspectivas, mas sempre convergindo sobre o mesmo conceito. Sem fissuras nem dúvidas. É daqui que vem a famosa frase: "Se uma mentira se repete suficientemente, acaba por converter-se em verdade"
7] Princípio de renovação. Há que emitir constantemente informações e argumentos novos a um ritmo tal que, quando o adversário responder, o público esteja já interessado em outra coisa. As respostas do adversário nunca poderão contrariar o nível crescente de acusações.
8] Princípio da verosemelhança. Construir argumentos a partir de fontes diversas, através dos chamados globos, sondas ou de informações fragmentárias.
9] Princípio do silenciamento. Calar as questões sobre quais não se tem argumentos e dissimular as notícias que favorecem o adversário, também contra-programando com a ajuda de meios de comunicação afins.
10] Principio da transfusão. Por regra geral, a propaganda opera sempre a partir de um substrato pre-existente, seja uma mitologia nacional ou um complexo de ódios e prejuízos tradicionais. Se trata de difundir argumentos que podem se transformar em atitudes primitivas.
11] Princípio da unanimidade. Chegar a convencer muita gente que pensa 'como todo o mundo', criando uma falsa impressão de unanimidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

E vocês queriam o que? O PT do governo brasileiro (MR8 e adjacências)ensinou direitinho para ele como se faz! Ou vocês acham que que o PT do Governo (Perda Total) não segue à risca a cartilha de Goebbels????