20 de jul. de 2009

Pequenos depoimentos de seis atores da política do MA


Há diferenças entre os vários atores da oposição maranhense, mas percebo que há um forte sentimento anti-oligárquico e de transformação que podem os unir, independente dos interesses individuais que também são legítimos. O certo é que há também um forte sentimento de que as decisões e as ações devam ser efetivamente coletivas, inclusive as de governo, num futuro próximo, senão não haverá unidade nem no processo eleitoral, muito menos num eventual governo. E em um interlocutor do atual grupo que dirige o estado percebo o desencanto e dúvida. Oposição uní-vos, pois unidos a vitória é certa!





Nas últimas 72h. tive seis encontros, quatro programados e três casuais, com personagens da política maranhense. Vejam o que eles compreendem sobre 2010:


1)Roberto Rocha, deputado federal e presidente do PSDB-MA.

"O maior partido do Maranhão é o PSDB. O partido elegeu prefeitos das maiores cidades maranhenses. Tem presença forte em todas as regiões do estado. Não só por isso, mas em função da conjuntura nacional seremos obrigados a termos uma candidatura própria para corresponder às necessidades que o nosso projeto de poder exige. Então teremos sim um candidato a governador. Os partidos são nacionais e todos aqueles que fizeram parte da Frente de Libertação do Maranhão são da base do presidente Lula, exceto PSDB e PPS. De modo que a candidatura estadual deverá surgir da lógica nacional."


2) Ildon Marques (PMDB), ex-prefeito de Imperatriz

"É muito cedo para averiguar prováveis resultados. Tenho dito ao ministro Lobão que é muito confortável a situação do ex-governador Jackson Lago . O certo é que teremos uma eleição para governador e demais mandatos disputadíssimos. Falo de mim: tenho a intenção de disputar uma vaga para a Câmara Federal."


3) Flávio Dino, deputado federal do PCdo B

"Minha zona de conforto é a minha reeleição para deputado federal. Diferente da maioria dos políticos maranhenses mantenho relacionamento com as lideranças e suas bases que me elegeram no pleito passado. Ampliei em vários centros urbanos, em especial São Luís e cidades em seu entorno. A minha candidatura a governador eu confiaria a sua coordenação ao ex-governador Zé Reinaldo (PSB), que tem feito vários gestos nesse sentido. O PT é peça fundamental, vou aguardar o PED- Processo de Eleição Direta para construir essa candidatura coletivamente. Enquanto isso, vou intensificar as minhas incursões pelo interior, divulgando nossa bandeira e colhendo forças e idéias."


4) Ribamar Alves, deputado federal e dirigente PSB

"Estou trabalhando firme na tese da renovação. Não acho impossível um entendimento amplo para o bem do Maranhão com Jackson Lago e Zé Reinaldo para senadores e Flávio e Roberto ou Roberto e Flávio para governador e vice. Eu lutarei para a minha reeleição também."


5) Sebastião Madeira (PSDB), prefeito de Imperatriz

" 'A voz do povo é a voz de Deus', Imperatriz e toda a região Tocantina já escolheram o seu lado, o lado da oposição. Todos haveremos de estarmos unidos para vencermos as eleições de 2010. Eu farei a minha parte, fazendo o melhor de mim para realizarmos uma gestão eficiente e popular, e assim contribuirmos com a construção de um Maranhão próspero e para todas as famílias."


6) Jackson Lago (PDT), governador deposto

"Este momento é de resistência. O Brasil está conhecendo melhor o senador Sarney e sua família, com seus métodos e conceitos. Isso que vemos em Imperatriz não é só aqui e no sul do Maranhão. Isso logo será um sentimento de rebeldia em todas as regiões do estado, espere só para ver. O que fizeram com o voto dos maranhenses foi um total derespeito, foi um golpe de estado via o poder judiciário.Teremos uma só candidatura das oposições para derrotar a 'grande família'. Não tenho dúvida da nossa determinação e coragem. Roseana será cassada no voto."

Postado por Eri Santos Castro.

Nenhum comentário: