30 de jul. de 2009

Índia maranhense é eleita vice-presidente dos Povos da Amazônia























´
A maranhense Sônia Guajajara, do povo indígena Guajajara, foi eleita vice-presidente da COIAB- Coordenação da Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira. No Maranhão são aproximadamente 30 mil indígenas, distribuídos entre os povos Guajajara com 22 mil pessoas (espalhados em 11 municípios), Canela com 2 mil pessoas (em Fernando Falcão) , Krikati (em Montes Altos) com 1 mil pessoas, Gavião 850 pessoas (em Grajaú e Barra do Corda) , Kaapó com 400 pessoas (em Pidaré), Auaguajá com 300 pessoas ( em Pindaré) e Kreniê com 600 pessoas (em Barra do Corda).
A Sônia Guajajara foi eleita na 9ª Assembléia Geral da COIAB, na Aldeia São José, terra dos Krikatis. O líder indígena Lourenço Kricati foi decisivo para a indicação da Sônia para a vice-presidência do movimento dos povos indígenas da Amazônia Brasieira. Ela irá morar, por dois anos, em Manaus-AM, sede da entidade.
.
.
Profº Chocolate é cotado para Funai
O professor e sociólogo Raimundo Nonato Chocolate ciceroniou o presidente da Funai Márcio Meira no evento. Chocolate está sendo cotado para assumir a superitendência da Funai, no Maranhão, em substituição a Cláudia Lobo, que não estava presente à Assembleia da COIAB.
Fotos acima sentido horário: 1-Sônia e Profº Chocolate, 2-A maranhense Sônia Guajajara, vice -presidente da COIAB, 3- Cartaz da Semana dos Povos Indíginas em 2008, 4- Uma criança Indígina.
Postado por Eri Santos Castro.

5 comentários:

Ernildo Gomes disse...

Caro Eri Castro,

Isso é um orgulho para os povos indígenas do estado e todos nós Maranhense.

Maria das Neves Sousa disse...

O sociólogo e professor Chocolate em muito nos honra. Fui seu aluno e ele pode contar comigo.

Anônimo disse...

Quem é chocolate?

Francisco Gonçalves, Jornalista e Professor. disse...

O Brasil em muito deve a essa população massacrada. Que a Sõnia saiba que a luta a fará semente de um novo horizonte para o seu povo.

Anselmo Raposo disse...

O Chocolate merese e pode contar conosco.
Anselmo Raposo